Gaudium news > São Paulo recebe Semana Brasileira de Catequese

São Paulo recebe Semana Brasileira de Catequese

Indaiatuba – São Paulo (Quarta-feira, 20-06-2018, Gaudium Press) A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB promoverá entre 14 e 18 de novembro próximo, no município de Indaiatuba, em São Paulo, a 4ª edição da Semana Brasileira de Catequese.

São Paulo recebe Semana Brasileira de Catequese.png

Inspirada no lema “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42), o intuito do evento é compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé em meio ao contexto atual.

Para o encontro, foi criado o símbolo visual, constituído por uma cruz central, que remete ao sinal de nossa salvação, sinal do amor de Jesus que nos amou até o fim. “A cruz refere-se à morte de Jesus e também à sua ressurreição. A cruz é símbolo do estilo de vida que Cristo ensinou e que agora, somos convidados a assumir, do caminho pascal, de morte e ressurreição, que Cristo percorreu e que agora somos chamados a percorrer: ‘Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me’ (Mt 16,24). É com o sinal da cruz que os catecúmenos são acolhidos na iniciação cristã”, informa em nota a Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética.

Do lado esquerdo, há um pequeno traço que lembra o lado transpassado de Cristo: “Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança fez correr sangue e água” (RICA 215). “O sangue e água são identificados pela Tradição da Igreja como os dois sacramentos principais: Eucaristia e Batismo. O lado aberto de Cristo morto na cruz também evoca a nossa imersão batismal na paixão e morte do Senhor. Do seio de Jesus elevado e glorificado no mistério da morte e ressurreição, flui a água viva, símbolo do dom do Espírito Santo. O Batismo confere aos fiéis o dom do Espírito Santo e os tornam portadores e templos do Espírito”.

Já o espiral que se forma nas cores vermelha e azul, símbolo do sangue e da água, lembra a caminhada que todos nós iniciamos, a partir da fé em Jesus Cristo e da sua Igreja. “É símbolo da caminhada dos simpatizantes, catecúmenos, eleitos, neófitos… de todo Cristão. O espiral em sentido anti-horário, representando o Kairós de Deus, ‘o tempo oportuno’, pelo qual somos regidos, amadurecemos e crescemos, ano após ano, de domingo a domingo, de páscoa em páscoa, até a páscoa definitiva. As pegadas aí impressas mostram que a nossa fé não é circular, mas espiral, como no ano litúrgico. A cada ano concluído, não paramos no mesmo lugar, amadurecemos no seguimento, não somos mais os mesmos, subimos um degrau”, acrescenta. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas