Gaudium news > Seminário de Liturgia atrai centenas de pessoas em Veranópolis (RS)

Seminário de Liturgia atrai centenas de pessoas em Veranópolis (RS)

Veranópolis – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 20-06-2018, Gaudium Press) A cidade de Veranópolis recebeu pelo terceiro ano seguido o Seminário Regional de Liturgia. Organizado pelo Setor Liturgia da CNBB, em parceria com a Rede Celebra RS, o evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho.

Seminário de Liturgia atrai centenas de pessoas em Veranópolis (RS).png

O encontro contou com a participação de centenas de pessoas, desde presbíteros até religiosos, seminaristas e leigos vindos de 11 dioceses do Estado. A assessoria ficou a cargo da Irmã Maria da Penha Carpanedo, da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, que reside em São Paulo.

Com base no tema do seminário, intitulado “Liturgia: fonte da espiritualidade cristã – o louvor a Deus nas horas da vida”, a Irmã Penha salientou que “a espiritualidade da Igreja é a espiritualidade litúrgica que tira da tradição mais antiga e genuína o seu alimento, sobretudo das Sagradas Escrituras resplandecentes nas leituras proclamadas e no canto dos Salmos ou neles inspirado, nas diversas formas de oração que explicitam a fé da Igreja”.

Também durante o evento, foram abordados assuntos como a Liturgia das Horas e o Ofício Divino das Comunidades, instrumento colocado nas mãos das comunidades eclesiais inspirado nos salmos e na Liturgia das Horas.

O Bispo Referencial para a Liturgia do Estado e Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli, em sua mensagem aos participantes, declarou:

“Estamos cientes que não basta multiplicarmos nossas celebrações, quais funcionários do sagrado; precisamos de momentos celebrativos que nos fazem vivenciar em profundidade os mistérios de nossa fé e que nos conduzam a uma resposta coerente, a partir da fé celebrada, nos ambientes de nossa realidade de vida. Uma sadia espiritualidade litúrgica realiza esta interação entre liturgia e vida”.

Para os organizadores, o Seminário Regional é um momento propício para o fortalecimento da caminhada litúrgica do Estado, bem como para a integração entre as igrejas particulares e a formação que capacita e estimula a ação pastoral nas dioceses e comunidades. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas