Gaudium news > Reinaugurada igreja de 158 anos em Itajaí (SC)

Reinaugurada igreja de 158 anos em Itajaí (SC)

Florianópolis – Santa Catarina (Sexta-feira, 22-06-2018, Gaudium Press) A cidade de Itajaí, ao comemorar os 158 de sua emancipação política, celebrou ainda a inauguração do restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro do município.

Reinaugurada igreja de 158 anos em Itajaí (SC).jpg

O evento no último dia 15 de junho teve início com uma alvorada festiva (queima de fogos), seguida da apresentação da Banda Filarmônica de Itajaí.

Depois, houve o corte simbólico da fita realizado pelo prefeito Volnei Morastoni, pelo pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, Padre Sérgio José de Souza, e pelo Arcebispo Wilson Tadeu Jönck.

Durante a cerimônia de reinauguração da igreja, presidida por Dom Wilson, o Padre Sérgio ressaltou que estava sendo escrita mais uma página da história de Itajaí, uma vez que foi ao redor do templo que a cidade cresceu.

“Foi motivo de grande dor quando tivemos que fechar a Imaculada Conceição, mas todos se mobilizaram para que a nossa igreja pudesse ser reaberta e reestruturada. Estamos hoje reunidos em ação de graças por este grande feito”, disse o sacerdote.

Considerada uma das mais significativas edificações arquitetônicas do município, a Igrejinha Velha estava interditada desde 2013 após o desabamento do teto.

A reforma e revitalização manteve as características originais do lugar, como a cor e detalhes internos, o que trouxe um resgate da parte histórica de Itajaí.

Situada onde ficava a primeira capela de Itajaí, a Imaculada Conceição foi construída na década de 1820, por Simeão, escravo do coronel Agostinho Alves Ramos. A edificação do templo tornou-se não a mais importante e antiga da cidade.

No interior da igreja, é possível observar vários crucifixos e imagens esculpidas em madeira datadas do século XIX. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas