Gaudium news > Paraguai celebra sua primeira Beata

Paraguai celebra sua primeira Beata

Paraguai – Assunção (Segunda-feira, 25-06-2018, Gaudium Press) O prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, presidiu neste sábado, 23, a cerimônia de beatificação da religiosa carmelita Maria Felícia de Jesus Sacramentado Guggiari, conhecida como “Chiquitunga”.

Paraguai celebra sua primeira Beata 1.jpg

O ato contou com a participação de mais de 40 mil paraguaios, que se reuniram no estádio Cerro Porteño, em Assunção.

Em sua homilia, o Cardeal Amato afirmou que Maria Felícia de Jesus Sacramentado “é uma grande figura de jovem generosa e alegre em viver integralmente seu Batismo e sua consagração religiosa à luz da graça de Deus e a serviço do próximo”.

“Era uma pessoa que respondia 100% ao chamado de seu Batismo. Sua Fé era sólida, viva e operante. Os testemunhos falam de uma Fé imensa, convencida, expansiva, que se manifestava diariamente em sua obediência, em sua requintada caridade e no pedir perdão pelos erros próprios e dos demais”.

Chiquitunga, que era chamada assim por sua pequena estatura, queria “oferecer a vida pelo Senhor, inclusive derramando seu sangue no martírio”.

“A nova Beata alenta a juventude paraguaia a permanecer sempre fiéis ao amor de Jesus e a sempre servir aos mais necessitados”, concluiu o Cardeal.

Maria Felicia Guggiari Echeverría nasceu em 12 de janeiro de 1925, na cidade de Villarica do Espírito Santo, no Paraguai. Em 1941, entrou para a Ação Católica de Villarica, na qual serviu a Deus dando catecismo às crianças, ajudando os jovens trabalhadores e estudantes universitários e servindo aos pobres, doentes e idosos em suas necessidades materiais e espirituais.

A Serva de Deus jamais se descuidou dos atos de piedade, aconselhados pelo seu diretor espiritual: meditação, Missa e comunhão diária, além da oração dos quinze mistérios do Rosário. Era uma alma acostumada a viver em íntima união com Deus.

Chiquitunga dedicou-se ao apostolado e à oração. Seu lema era: “Servir-vos com integridade de vida, onde quer que seja, porém, consagrando-vos minha pureza e virgindade”.

Aos 30 anos, no dia 2 de fevereiro de 1955, entrou para o mosteiro das Carmelitas Descalças, em Assunção, onde recebeu o hábito religioso da Virgem Santíssima e o nome de Maria Felícia de Jesus Sacramentado. Ali adotou o nome Maria Felícia de Jesus Sacramentado. Faleceu no dia 28 de março de 1959, um domingo de Páscoa. Em 2010 foi declarada venerável pelo Papa Bento XVI. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas