Gaudium news > Igrejinha de Fátima, em Brasília, celebra 60 anos de criação

Igrejinha de Fátima, em Brasília, celebra 60 anos de criação

Brasília (Quinta-feira, 28-06-2018, Gaudium Press) Os fiéis da Capital Federal celebram nesta quinta-feira, 28 de junho, os 60 anos da criação da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, localizada na Asa Sul Sul 307/308.

Igrejinha de Fátima, em Brasília, celebra 60 anos de criação.jpg

Para a comemoração do Jubileu de Diamante do templo mariano em Brasília, a organização da festa preparou uma programação especial destinada a toda a comunidade.

No último dia 27 de junho, a Igrejinha acolheu uma Santa Missa, presidida pelo Padre José Nuno Silva, Capelão e Diretor do Departamento de Mensagem do Santuário de Fátima, em Portugal.

Após a cerimônia, o Padre José Nuno, que desembarcou em Brasília justamente para participar das comemorações do Jubileu, ministrou uma palestra sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos.

Já nesta sexta-feira, as atividades tem início às 6h30, com uma celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony Ferreira. Durante a cerimônia, foram entronizadas as relíquias dos santos pastorzinhos, Jacinta e Francisco Marto.

As relíquias, que ficarão expostas para veneração dos fiéis durante as Missas celebrativas dos 60 anos da Igrejinha, são pequenos pedaços dos caixões nos quais estão os corpos dos santos e foram presenteadas pelo Embaixador de Portugal ao Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Mais tarde, às 18h, terá início a preparação para a Missa Solene, com a meditação do terço mariano e procissão luminosa. Em seguida, o Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene, que contará com canto gregoriano sob a regência do Professor Zoltan Paulinyi.

Encerrada a celebração, o público poderá acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, regida pelo Maestro Cláudio Cohen.

Inaugurada em 1958, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo religioso em alvenaria a ser erguido em Brasília. A capela pertence ao Santuário Nossa Senhora de Fátima e está sob os cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Vale ressaltar que o prédio foi tombado como patrimônio cultural e histórico nacional em dezembro de 1987. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas