Gaudium news > Conheça o novo brasão oficial da Arquidiocese de São Paulo

Conheça o novo brasão oficial da Arquidiocese de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 28-06-2018, Gaudium Press) Um novo brasão oficial foi lançado pela Arquidiocese de São Paulo nesta terça-feira, 26 de junho.

Conheça o novo brasão oficial da Arquidiocese de São Paulo.jpeg

O Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer informou, por meio de decreto assinado por ele e o Padre Everton Fernandes Moraes, Chanceler do Arcebispado, a utilidade da constituição de um brasão oficial para a Arquidiocese.

Segundo o purpurado, “o brasão de uma instituição apresenta, através de vários elementos simbólicos próprios da heráldica, a identidade e os ideais norteadores dessa instituição”.

“Embora sabedores de que, no presente, a Arquidiocese de São Paulo já adota um selo identificador, mas acreditando ser útil e oportuna a constituição de um brasão oficial para nossa Arquidiocese, como também é costume fazer em outras arquidioceses e dioceses, após ter consultado os Bispos Auxiliares da nossa Arquidiocese e contando com a ajuda de um perito em ciência heráldica, havemos por bem constituir um brasão oficial para a Arquidiocese de São Paulo, no qual sejam acolhidos e integrados os elementos simbólicos já presentes no selo até agora adotado e, ao mesmo tempo, apareçam realçados outros sinais e símbolos referentes à nossa fé e à identidade de nossa Arquidiocese”, consta no trecho do decreto.

Ainda no decreto estão detalhados os elementos e as cores que compõem o brasão oficial, o qual vem sendo usado pela Cúria Metropolitana, com todos os seus departamentos, pelas Regiões e Vicariatos Episcopais e demais organismos e instituições da Arquidiocese.

A constituição do brasão, conforme Dom Odilo, foi feita após consulta com os bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo e com a ajuda de um perito em ciência heráldica.

“Emoldurando o corpo do brasão, estão as insígnias arquiepiscopais – mitra, cruz de Lorena e báculo – e um listel com o nome latino da arquidiocese de São Paulo. No campo azul do corpo do brasão, a constelação estelar do Cruzeiro do Sul indica a localização de nossa Arquidiocese no Brasil e no hemisfério Sul. No campo vermelho, o livro representa a Palavra de Deus, fundamento da fé cristã e da vida da Igreja. O livro sagrado aberto refere-se ao anúncio missionário e à graça do Evangelho, oferecida a todos”, explicou Dom Odilo.

Sobre o livro das Sagradas Escrituras, o cardeal comentou que, enquanto a espada simboliza a verdade da Palavra de Deus e também o vigor, a disposição e a coragem com que São Paulo se dedicou a Palavra e ao testemunho de fé, a cor azul escolhida no brasão mostra as virtudes da justiça, lealdade, doçura e piedade. “O azul é também é a cor de Maria, Mãe da Igreja, invocada em nossa Catedral como Nossa Senhora da Assunção”, reforçou.

Já a cor prata das estrelas indica as virtudes da fé, pureza, integridade e comprometimento na defesa dos pequenos e pobres. E por fim, o campo vermelho simboliza as virtudes do amor e do ardor missionário, da fortaleza, fidelidade e alegria. “Lembra também o martírio do apóstolo São Paulo, Patrono da Arquidiocese”, completou Dom Odilo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo e Canção Nova

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas