Gaudium news > O pálio compromete mais o arcebispo com o Papa, diz Dom Airton José

O pálio compromete mais o arcebispo com o Papa, diz Dom Airton José

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-06-2018, Gaudium Press) A Praça de São Pedro acolheu na manhã desta sexta-feira, 29 de junho, a celebração eucarística por ocasião da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, presidida pelo Papa Francisco e concelebrada pelos cardeais Odilo Pedro Scherer e Orani João Tempesta, arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

 O pálio compromete mais o arcebispo com o Papa, diz Dom Airton José.jpg
Dom Airton José dos Santos com os cardeais Odilo Scherer e Orani Tempesta
Foto: Padre Arnaldo Rodrigues

Durante a cerimônia, o Papa entregou os pálios sagrados aos 30 arcebispos metropolitanos nomeados durante o último ano. Entre eles, estava um único brasileiro: Dom Airton José dos Santos.

Entrevistado pelo Padre Arnaldo Rodrigues, do site Vatican News, o Arcebispo de Mariana fez uma reflexão sobre o pálio, ressaltando dois aspectos da importância em recebê-lo.

“O primeiro é que todo bispo tem jurisdição em sua diocese, ele exerce o seu ministério em uma diocese”, disse. “No caso do arcebispo metropolitano, ele recebe o pálio porque esse sinal comporta uma jurisdição que o bispo terá em uma província eclesiástica, não é uma jurisdição de governo, mas de cuidar, zelar, para que cada diocese da província esteja bem”, completou.

Já o segundo aspecto, conforme o arcebispo de Mariana, “é que o recebimento do pálio compromete mais o arcebispo com o Santo Padre, por isso, ele recebe das mãos do Papa”. “O Pálio como essa proximidade no pastoreio do povo de Deus. Talvez este segundo aspecto seja mais profundo, pois, ele não diz respeito ao governo, mas diz repeito a evangelização, a presença, ao acompanhamento”, acrescentou Dom Airton. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas