Gaudium news > Ordem Franciscana Secular promove encontro em Portugal

Ordem Franciscana Secular promove encontro em Portugal

Portugal – Lisboa (Sexta-feira, 29-06-2018, Gaudium Press) Por ocasião dos festejos pelos 40 anos da aprovação de sua Regra, a Ordem Franciscana Secular (OFS) está promovendo um encontro nacional para este domingo no Externato da Luz, em Lisboa, Portugal.

“A nossa Regra não é só um texto normativo ou legislativo, mas também (e sobretudo) um texto espiritual. Deve-se ler muitas vezes, não só porque temos que manter as normas ou recitar as orações já escritas, mas também e sobretudo porque é o nosso tesouro, que nos ajuda a realizar a nossa vocação”, escreveu o ministro-geral da OFS, Tibor Kauser, em carta enviada à Agência Ecclesia.

Kauser explica que a Regra, que é “verdadeiramente franciscana”, ajuda os membros das fraternidades a descobrir como “viver a vocação cada dia, como deve ser a vida quotidiana”. “Não somos ‘franciscanos dominicais’ nem ‘franciscanos da tarde’. A Regra deve inspirar-nos a cada momento da nossa vida”, ressalta.

Segundo o ministro-geral, este é o momento ideal para os membros se perguntarem “O que é a Regra para mim na minha vida pessoal? O que é a Regra para nós, como Fraternidade internacional, a todos os níveis? O que significa para nós “celebrar este aniversário”, celebrar a Regra?”

Aprovada pelo Beato Papa Paulo VI, no dia 24 de junho de 1978, a Regra da Ordem Franciscana Secular é “um preceito de vida” para os franciscanos seculares mas também é um documento de “grande inspiração” para os membros da Juventude Franciscana, “se quiserem seguir a Cristo seguindo os passos de São Francisco”, por isso a sua carta é também para os “jovens irmãos e irmãs”, salienta Tibor Kauser.

Sua mensagem é concluída convidando “a todos para que descubram os seus talentos e que se inspirem na Regra como se deve viver a sua vida diária. A Regra não quer conformar-nos, mas unir-nos dentro da diversidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas