Gaudium news > Patriarca de Lisboa ordena sete presbíteros e um diácono

Patriarca de Lisboa ordena sete presbíteros e um diácono

Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 02-07-2018, Gaudium Press) Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa ordenou no domingo, 1 de julho, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, sete novos padres, além de um diácono.

Patriarca de Lisboa ordena sete presbíteros e um diácono.jpg

Os novos presbíteros são oriundos de diversas nacionalidades. Entre eles estão portugueses, italianos, um colombiano, um indonésio e outro vindo das Filipinas.

Atentos, os novos clérigos ouviram o Cardeal-Patriarca apontar e descrever em sua homilia como desenvolver o caminho da Evangelização a quem pediu que a exemplo de Jesus promovam “relações verdadeiramente pessoais e interpessoais que curem e salvem”.

“Jesus concentrou-se na procura de quem o procurara. Evangelizar é isto mesmo, hoje como naquela altura. Deixarmos que através de nós Jesus continue a atravessar este mundo cheio de muita gente, muitas dores e também esperanças”, afirmou D. Manuel Clemente, na celebração que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos.

O cardeal-patriarca de Lisboa disse aos ordenados que através deles deixem que Jesus cuide dos outros, “em relações verdadeiramente pessoais e interpessoais que curem e salvem”.

“Onde pode haver pressa e urgência, mas nunca se ultrapassa ou descarta quem quer que apareça e em nenhum momento da vida, sobretudo a mais frágil no corpo ou no espírito”, acrescentou.

Evangelho do Dia

A partir do Evangelho deste domingo, o encontro de Jesus com a mulher doente e com a filha moribunda de Jairo, D. Manuel Clemente explicou que se encontra na “magnífica página evangélica” o “essencial” do que é a presença de Cristo.
“‘Quem tocou nas minhas vestes?’. O essencial é o “quem”, pois duma pessoa se tratava.
No Evangelho não há plano nem programa, por melhor arquitetado que seja, que se sobreponha a cada pessoa e não nos disponha a servi-la”, afirmou o Patriarca.

Manto de Cristo

Dom Manuel Clemente realçou que em cada pessoa “entreabre-se um mundo e o tempo de Deus é a caridade de Cristo, que não acaba nunca”.

“De um modo ou de outro e seja onde for”, observou que ministros e fiéis são o manto de Cristo em que “muitos quererão tocar, buscando cura e salvação”.

“Cristo entre a multidão, Cristo que se detém e corresponde, Cristo que abre o tempo do mundo ao tempo de Deus, são imagens sugestivas do que a Igreja há de ser, como comunidade e missão”, acrescentou.

Dom Manuel Clemente, utilizando o site do Patriarcado de Lisboa alcançou um público maior que o viu deixar um forte apelo para que “nunca se ultrapasse ou descarte quem quer que apareça e em nenhum momento da vida, sobretudo a mais frágil no corpo ou no espírito”.

O Cardeal Patriarca, ainda falando aos novos padres e ao diácono e invocou a proteção maternal da Santa Mãe de Deus aos novos ordenados. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas