Gaudium news > Pórtico da Catedral de Santiago de Compostela é restaurado

Pórtico da Catedral de Santiago de Compostela é restaurado

Espanha – Santiago de Compostela (Segunda-feira, 02-07-2018, Gaudium Press) Após quase dez anos, foram concluídos os trabalhos de restauração do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, Espanha. Os trabalhos permitiram recuperar o esplendor e a coloração original desta joia da arquitetura mundial.

Pórtico da Catedral de Santiago de Compostela é restaurado 1.jpg

Seis milhões de euros foram investidos nos trabalhos de restauração, que revelou três etapas de policromado presentes no Pórtico. A primeira é uma decoração medieval de cor azul lápis-lazúli e a mais recente se encontra nos rostos, mãos e pés das figuras dos Apóstolos e Profetas realizada no século XVI.

A restauração permitiu conhecer novos detalhes sobre a grandeza artística do Pórtico da Glória. “Sempre se falava das influências apreciáveis de outros pórticos europeus… agora pensamos ao contrário”, comentou a Coordenadora de Restauração do Programa Catedral de Santiago, Ana Laborde Marqueze, inscrita ao Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha.

Pórtico da Catedral de Santiago de Compostela é restaurado 2.jpg

O pórtico restaurado foi inaugurado nesta segunda-feira, 02 de julho, pela rainha Sofia. Entretanto, as visitas só serão possíveis quando forem concluídas as obras de restauração da fachada, pela qual ainda não se ofereceram dados sobre o possível número de visitantes admitidos, cuja abundância tem sido citada como uma das causas de deterioração da policromia da peça. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas