Gaudium news > Colóquio de Música Sacra reúne mais de 200 músicos católicos nos EUA

Colóquio de Música Sacra reúne mais de 200 músicos católicos nos EUA

Estados Unidos – Chicago (Segunda-feira, 02-07-2018, Gaudium Press) A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, acolheu a 28ª edição do ‘Sacred Music Colloquium’ (Colóquio de Música Sacra). Promovido pela ‘Church Music Association of America’ (CMAA), o evento reuniu mais de 200 músicos católicos de diferentes países, oferecendo jornadas de estudo, oração e música em honra a Deus.

Colóquio de Música Sacra reúne mais de 200 músicos católicos nos EUA.jpg

Durante o colóquio foram rezadas Missas em espanhol, com cantos próprios compostos neste idioma e peças dos compositores Morales e Capillas. Também se celebraram Eucaristias nas formas ordinária e extraordinária do Rito Romano, com músicas de Palestrina e Victoria, assim como de Richafort, Tallis, e Bruckner. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de interpretar peças compostas por eles mesmos, além de cantar em dois coros distintos.

“Tem sido absolutamente essencial para minha formação como sacerdote aprender o que a Igreja espera de nós enquanto música sacra”, afirmou o Capelão da CMAA, Padre Robert Pasley em entrevista para a Aleteia sobre a importância do evento e seu efeito evangelizador. “Eu recebi formação em música sacra no colóquio que nunca recebi no seminário. Vir a cada ano é algo assim como um retiro. Não somente cantamos música sacra bela, mas também sou profundamente edificado como sacerdote de ver que a devoção dos participantes do colóquio se aprofunda e se fortalece”.

A participação de seminaristas e jovens sacerdotes foi destacada pelo Padre Pasley. Segundo ele, o Colóquio se converte em uma oportunidade de “abrir suas mentes e seus corações à grande tradição de música sacra da Fé, e lhes ajudará a preparar-se para o sacerdócio e ajudar ao povo de Deus. Os leigos deveriam vir ao Colóquio, pois é um dos poucos lugares que conheço onde podem verdadeiramente aprender o que a Igreja deseja em música para a Missa”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas