Gaudium news > Cervejaria dos monges trapistas é aberta no Reino Unido

Cervejaria dos monges trapistas é aberta no Reino Unido

Inglaterra – Leicester (Segunda-feira, 02-07-2018, Gaudium Press) A civilização cristã produziu inúmeros frutos que perduram até hoje sem nunca serem superados. Um deles, com certeza, é a arte de produzir cervejas no interior dos mosteiros de clausura.

Cervejaria dos monges trapistas é aberta no Reino Unido 1.jpeg

Um dos rótulos de cerveja famosos é o dos trapistas, sendo uma das denominações mais exclusivas da bebida. Sua exclusividade vem pelo fato de existirem apenas 11 cervejarias no mundo que produzem essa cerveja (seis na Bélgica, dois na Holanda e um na Áustria, uma na Itália e uma nos EUA).

Essas cervejas possuem o rótulo de ‘Authentic Trappist Product’ oficial, marca registrada que indica que aquele produto atende a vários padrões exclusivos. A etiqueta também foi aplicada queijos da França, Bélgica e Holanda, além de produtos de panificação, chocolates, mel e geleias.

Os monges cistercienses de Mount Saint Bernard Abbey, em Leicestershire, estão prestes a abrirem a 12ª cervejaria, que se tornará a primeira cervejaria trapista na história do Reino Unido.

Antes de chegar a ideia de fabricar cerveja, os religiosos tentaram, sem sucesso, produzir laticínios. Em 2013, após visitarem os monges de Núrcia, Itália, os religiosos do Reino Unido decidiram seguir adiante com sua própria cerveja.

Agora, depois de cinco anos de pesquisas, os monges optaram por preparar cerveja belga e começaram a experimentar na festa de São Lutgard (Santo conhecido por sobreviver a base de pão e cerveja durante os jejuns).

Cervejaria dos monges trapistas é aberta no Reino Unido 2.jpg

“A cerveja é uma bebida boa, honesta e estimulante. Nossos amigos belgas disseram mais de uma vez que ela deveria ser pão líquido e não água colorida, e é isso que pretendemos fazer”, afirmou Dom Erik Varden, abade de Mount Saint Bernard.

Segundo a Associação Trapista Internacional, a cerveja deve ser preparada dentro da abadia pelos monges ou sob sua supervisão, “com práticas de negócio próprias do modo de vida monástico”. Além disso, a cervejaria não deve ter prioridade sobre o trabalho primário do monastério e seu modo de vida, e deve ser produzida sem fins lucrativos. Entretanto, qualquer fundo obtido através da cerveja será utilizado para as despesas de vida do monge, causas beneficentes ou para a manutenção do próprio mosteiro.

A cervejaria do Mount Saint Bernard foi aceita como membro da Associação Trapista Internacional, mas ainda não recebeu oficialmente a designação ‘Authentic Trapist Product”, o que se espera obter em breve.

Os monges do Reino Unido são uma comunidade monástica cisterciense de Estrita Observância localizados na zona rural de Leicestershire. Sua missão é seguir uma vida de trabalho e oração, sendo fiéis ao Evangelho, a Regra de São Bento e as Constituições da Ordem Cisterciense. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas