Gaudium news > Portugal: II Congresso Internacional “Mosteiros Cistercienses”

Portugal: II Congresso Internacional “Mosteiros Cistercienses”

Alcobaça – Portugal (Terça-feira, 03-07-2018, Gaudium Press) Entre os dias 06 e 08 de julho será realizado em Alcobaça, Portugal, o II Congresso Internacional “Mosteiros Cistercienses”.

Congresso internacional 'Mosteiros Cistercienses'.jpg

Como informam os organizadores do Congresso na nota anunciativa do evento, o Mosteiro de Alcobaça foi, por séculos, um Centro religioso de “primeira importância”, que, pela influência que exercia, foi sustentáculo de reis, panteão régio, polo difusor de cultura e espiritualidade.

E, por isso mesmo tornou-se por muito tempo, “cabeça da presença cisterciense em Portugal”.

Com uma história quase milenar, nascida da vontade indomável de homens e mulheres que buscaram Deus na mais estrita pobreza material, respeitando o lema beneditino “ora et labora”, a Ordem de Cister exerceu sempre um enorme fascínio sobre religiosos, historiadores, artistas e homens comuns.

Os cistercienses foram agricultores e técnicos de grande engenho e abriram novas caminhos para a Arte e para a Arquitetura.
É a Ordem de Cister e os seus mosteiros, os quais deixaram uma indelével marca na História, no Território e na Memória de Portugal, que queremos celebrar neste congresso, dizem os organizadores.

O Congresso

O primeiro dia do congresso será realizado no Convento feminino de Cós, dependente do de Alcobaça e um dos mais importantes da Ordem, sobretudo a partir do século XVI e que se localiza numa localidade próxima do Mosteiro de Alcobaça.

Os demais dias transcorrerão na Escola Secundária Dona Inês de Castro, informam os organizadores em nota distribuída para a Imprensa.

A programação está organizada em torno de cinco sessões:

“História da Ordem de Cister”;

“Património e Arte cistercienses”;

“Agricultura e Indústria cistercienses”;

“Espiritualidade cisterciense e o pensamento de S. Bernardo” e

“Cister e turismo cultural”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas