Gaudium news > Curso de órgão é oferecido na Terra Santa

Curso de órgão é oferecido na Terra Santa

Líbano – Beirute (Terça-feira, 03-07-2018, Gaudium Press) A Custódia da Terra Santa está promovendo um curso de órgão, organizado pela escola de música da Universidade Notre Dame. Com quatro anos de duração, o curso já está com os primeiros alunos matriculados, os primeiros na história do Líbano a passar no exame de nível.

Curso de órgão é oferecido na Terra Santa.png

Por não existir nenhum professor de órgão no Líbano, o profissional foi importado da Itália. O Professor Cosimo Prontera, docente de órgão no Conservatório de Potenza, ministrará o curso graças à colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Beirute e com o apoio do Convento franciscano da Terra Santa, na América.

De acordo com Frei Riccardo Ceriani, Delegado do Custódio da Terra Santa para a Música, o objetivo da iniciativa “é o de formar organistas e mestres de órgão, assim ativando o ensino desse instrumento onde está ausente e tendo assim à disposição organistas para o serviço em nossas igrejas e nossos corais”.

A sociedade civil também se beneficiará com os frutos do curso, pois o mesmo promoverá o alargamento da sensibilidade e do repertório musical ligado ao órgão.

“Meu sonho é que, no próximo futuro, as paróquias e as principais igrejas tenham organistas residentes, empregados como na Alemanha, Estados Unidos e outros lugares”, afirmou Frei Ceriani.

O religioso ressaltou outro aspecto importante do curso. “Os órgãos de tubos são muito caros. Infelizmente, são também delicados, e se não forem tocados e cuidados, facilmente se estragam, perdem seu valor, a não ser que sejam restaurados com altos custos”.

Portanto, além da dimensão litúrgica e musical, é necessário ter consciência de que a prática organista vem em benefício do patrimônio mobiliar das igrejas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas