Gaudium news > Nos Açores, Igreja de Nossa Senhora do Carmo reabre após restauro

Nos Açores, Igreja de Nossa Senhora do Carmo reabre após restauro

Angra do Heroísmo – Açores (Quinta-feira, 05-07-2018, Gaudium Press) Dom João Lavrador, arcebispo de Angra do Heroísmo, nos Açores, deverá presidir cerimônia de reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Nos Açores, Igreja de Nossa Senhora do Carmo reabre após restauro.JPG

A cerimônia está marcada para o próximo dia 16 de julho quando o Bispo de Angra vai presidir à Eucaristia que marca a reabertura do templo ao culto após 22 anos, na cidade da Horta, ilha do Faial.

“A igreja vai ser reaberta com as condições de segurança e a dignidade necessárias para a celebração do culto que passará a ser ao domingo, à terça e à quinta-feira, intercalando com o programa de missas da igreja Matriz” explicou o padre Marco Luciano, no site ‘Igreja Açores’.

Segundo o reitor da igreja, o lugar de culto reabre com dos altares ainda por recuperar, alguns deles com “urgente necessidade de restauro”.

Programa dos festejos

Após a Eucaristia, no próximo dia 16, as comemorações continuam com um concerto do Coral de Santa Catarina, que tem direção musical do sacerdote que é também o ouvidor (arcipreste) da Horta, a partir das 21h30.

Já a partir deste sábado começa um novenário, para além de outras atividades culturais e religiosas.

“Uma lição…”

Para o padre Marco Luciano, o processo da igreja do Carmo “é uma lição”, observando que é preciso “olhar para o património com outros olhos”.

“Ou nos esquecíamos que tínhamos este espaço e deixávamo-lo ao abandono ou então deitávamos mãos à obra mesmo sem subsídios e foi esse o caminho que seguimos; salvando o que havia para salvar por etapas”, destacou.

História

A igreja do Carmo, que no século XVIII acolhia cristãos em viagem entre a Europa e a América, vai abrir ao culto com o teto restaurado, um pavimento novo, uma vez que o chão ainda era em terra batida, portas, janelas e eletrificação novas, uma nova bancada da assembleia, pintada de fresco, a fachada recuperada e muito do seu espólio restaurado.

Importância da Igreja

O padre Marco Luciano destaca que “tudo foi possível” porque a Câmara Municipal da Horta “percebeu a importância” da igreja, “assegurou parte do pagamento” e também procedeu à requalificação urbanística do espaço envolvente.

A parte do convento vai ser transformada em Centro Pastoral.

A Ordem Terceira do Faial, que tem mais de 200 irmãos ativos e espera “mais 10 entradas este ano”, é a proprietária da igreja construída no século XVIII.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas