Gaudium news > Cardeal Cipriani destaca a importância da educação católica na vida das crianças

Cardeal Cipriani destaca a importância da educação católica na vida das crianças

Peru – Lima (Terça-feira, 10-07-2018, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 06, o Cardeal Cipriani presidiu uma Santa Missa por ocasião do dia dos professores na Catedral de Lima, no Peru.

Cardeal Cipriani destaca a importância da educação católica na vida das crianças.jpg

Em sua homilia, saudou aos presentes, particularmente aos professores e famílias que trabalham em equipe na educação, “tarefa fundamental de toda sociedade”. O purpurado destacou a importância da educação católica no desenvolvimento e crescimento das pessoas para cada espaço de sua vida, sobretudo a partir de tenra idade.

“Na educação é onde se forjam os valores e princípios da juventude, se inicia o projeto pessoal de vida que acabará em uma família, é a educação que tem uma tarefa muito importante: formar a pessoa interior”, ressaltou.

O Arcebispo de Lima, tratou também do valor da Fé, que ilumina o ensino oferecido nas escolas, sublinhando que não se deve transmitir só informação, mas formação e qualidade humana complementada com o testemunho de vida dos mestres.

“Desde o primeiro instante temos uma tarefa muito importante com formar, fazer que os sentimentos destas criaturas sejam sentimentos humanos de bondade, de verdade, de generosidade, de responsabilidade e que tudo isso no projeto que tem a Igreja iluminado pela Fé que é vida, não apenas memória de alguns mandatos, é vida. É uma Fé que ilumina o atuar bem, o estar alegre, ajudar em casa, ser honesto, é uma Fé que é como um guia para fazer o bem, por isso a Fé não é pura religião, a Fé é como um clima que se gera nos colégios quando se semeiam esses valores e se fala dessa palavra revelada”.

O Cardeal Cipriani pediu por cada um dos que participam do processo educativo, sobretudo as famílias, que são responsáveis por formar os primeiros valores e integridade nas crianças, seguidas pela escola que dão a continuidade para essa formação e o estado, como agente subsidiário.

“Que por um lado reconheçamos que a família é responsável em primeiro lugar da educação de seus filhos, que a escola é colaboradora nessa tarefa dos pais de família e o estado é subsidiário”. Entretanto, o Arcebispo adverte que não se deve permitir que o estado controle completamente essa educação, pois a família é quem está encarregada dela, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas