Gaudium news > Imagem mais venerada da Catedral do México será restaurada

Imagem mais venerada da Catedral do México será restaurada

México – Cidade do México (Terça-feira, 10-07-2018, Gaudium Press) A imagem do “Senhor do Veneno”, a mais venerada da Catedral Primaz do México, será restaurada. O anúncio foi feito pelo diretor de Arte Sacra da Arquidiocese do México, Padre José de Jesús Aguilar.

Imagem mais venerada da Catedral do México será restaurada.png

A imagem do Senhor do Veneno, do século XVIII, originalmente se encontrava na capela de Porta Caeli no centro da capital mexicana. Mais tarde foi levada para a Catedral Primaz. “Se começou a venerar em uma capelinha muito pequena da Catedral, mas é tal o número dos fiéis que a veneram que se teve que passar ao altar da entrada da Catedral, o Altar do Perdão”, afirmou o sacerdote.

Segundo a tradição, o nome da imagem surgiu quando uma pessoa tentou assassinar a um fiel devoto que costumava beijar os pés de Cristo. Essa pessoa pensou então em colocar veneno nos pés da imagem para que o fiel, após beijar o Cristo, ir para casa e amanhecer morto sem que ninguém suspeitasse de nada.

No momento em que o piedoso homem se aproximou para beijar os pés da imagem, todos viram o Cristo flexionar os joelhos para que seus pés não fossem beijados. Ao mesmo tempo, sua coloração foi escurecendo até ficar negro da cabeça aos pés, o que representava de forma simbólica que a imagem absorvia o veneno. Por este motivo a imagem foi batizada de ‘Senhor do Veneno’.

Além da história, o Padre Aguilar explicou que “a teologia sempre disse que o pecado é um veneno para a alma e que Cristo com sua morte e ressurreição absorveu nossos pecados. Isto permite que o homem tenham uma vida limpa, como se pode ver no Sacramento do Batismo. A água do Batismo é um sinal muito claro de que a morte e ressurreição de Cristo nos purifica”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas