Gaudium news > Jesuítas criam Associação Mundial de Universidades

Jesuítas criam Associação Mundial de Universidades

Espanha – Bilbao (Terça-feira, 10-07-2018, Gaudium Press) Por volta de 300 presidentes e diretores de 220 instituições acadêmicas de todo o mundo estão reunidos em Bilbao (Espanha), no campus da Universidade de Deusto, onde participam da Assembleia Mundial das Universidades Jesuítas.

Jesuítas criam Associação Mundial de Universidades.jpeg

Segundo a carta convocatória, o evento tem por objetivo discutir “os desafios da educação e a formação que oferece a Companhia de Jesus em temas como liderança cívica e política, justiça ambiental e econômica, educação para os setores mais desfavorecidos, paz e reconciliação, etc”.

O encontro conta com a presença do Rei da Espanha Felipe VI; o presidente do País Basco, Iñigo Urkullu; além do Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa; e do ministro espanhol da Ciência, Pesquisa e Universidades, Pedro Duque; e de Cardeais colaboradores diretos do Papa Francisco como Giuseppe Versaldi e Gianfranco Ravasi.

Foi analisado o atual estado da educação jesuíta, que conta com “a maior rede global de universidades, presente em 54 países e com 800 mil estudantes e cinco milhões de ex-alunos”.

O ciclo de palestras foi aberto pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, que lançou as diretrizes das seis linhas temáticas sobre as quais o encontro girará. Além de reforçar a liderança “cívico e política” se enfatizará a necessidade de enfrentar os desafios necessários para avançar para uma a “justiça ambiental e econômica, a educação dos marginalizados ou o diálogo entre diferentes religiões”.

Um dos auges do encontro ocorrerá na quarta-feira, 11, quando o Padre Geral da Companhia de Jesus, fará o seu pronunciamento e será fundada oficialmente a Associação Mundial de Universidades Jesuíta. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas