Gaudium news > Primeira Missa celebrada na América completa 525 anos

Primeira Missa celebrada na América completa 525 anos

República Dominicana – Santo Domingo (Quarta-feira, 11-07-2018, Gaudium Press) Em 2019 se completará 525 anos da primeira Missa celebrada na América. Para celebrar esse marco, a Igreja na República Dominicana iniciou uma série de peregrinações até dezembro de 2018.

Primeira Missa celebrada na América completa 525 anos.jpg

As peregrinações foram iniciadas no último sábado, 07, quando milhares de fiéis provenientes da Arquidiocese de Santo Domingo em direção à ‘La Isabela’, onde estão as ruínas da primeira cidade e igrejas fundadas no Novo Mundo.

O Arcebispo de Santo Domingo, Dom Francisco Ozoria Acosta, presidiu a Santa Missa para os milhares de fiéis que se reuniram em peregrinação sob o lema “A Eucaristia fonte de comunhão e impulso para mim”.

Durante sua homilia, Dom Ozoria tratou sobre a importância histórica deste lugar e dos sacerdotes estrangeiros que foram protagonistas da primeira Missa na América.

A primeira Missa na América foi celebrada no dia 06 de janeiro de 1494, Solenidade da Epifania do Senhor, pelo Padre Bernardo Boyl e concelebrada por outros doze sacerdotes que chegaram junto com Cristóvão Colombo em sua segunda viagem.

No ano de 1500, devido furacões que assolavam a região, a cidade teve que ser abandonada. Sobre as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo se construiu o Templo das Américas e ali se conserva uma imagem de Nossa Senhora de Monserrat que acompanhava os conquistadores.

“Esta semente plantada pelo Padre Boyl e seus companheiros deu início a uma grande colheita de cristãos, que hoje em dia representam mais da metade no mundo. A partir deste povoado da República Dominicana, Deus Pai continua manifestando-se”, explicou a Arquidiocese de Santo Domingo através de um comunicado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas