Gaudium news > Administração do Patrimônio da Sé Apostólica tem novo presidente

Administração do Patrimônio da Sé Apostólica tem novo presidente

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-07-2018, Gaudium Press) Depois de acolher a renúncia do cardeal Domenico Calcagno, que por limite de idade deixou o cargo de presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa), o Papa Francisco nomeou para sucedê-lo para o mesmo cargo, Dom Nunzio Galantino, bispo emérito de Cassano allo Jonio, e secretário geral da Conferência Episcopal Italiana.

Administração do Patrimônio da Sé Apostólica tem novo presidente.jpg

A nomeação aconteceu no mesmo dia (26/06) em que o Cardeal Calcagno renunciou e o Papa acolheu seu pedido.
A partir de agora, Dom Galantino, que completa 70 anos no próximo mês de agosto, será o responsável pelo organismo do Vaticano que administra o patrimônio mobiliário
e imobiliário da Santa Sé e ainda conduz grande parte dos serviços administrativos da Cúria Romana.

Entrevista

Após a nomeação, falando ao Vatican News, o novo presidente do APSA externou seu compromisso:
“Vou para uma realidade que não nasce comigo”. “Antes de tudo devo me dar conta do que existe e se vive atualmente”

O comentário foi feito durante sua participação no simpósio internacional “Privatização de lugares de culto e gestão integrada dos bens culturais eclesiásticos” que foi realizado no Pontifício Conselho para a Cultura, quando ele esclareceu também que participava daquele evento como secretário geral da Conferência Episcopal Italiana.

Dom Galantino explicou em sua entrevista que sua nomeação para o APSA é, como todos os convocações, um chamado “para deixar ainda mais claras as finalidades através das quais temos que agir ou nos orientar e também orientar os nossos bens”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas