Gaudium news > Livro resgata história de paróquia quase bicentenária em São Paulo

Livro resgata história de paróquia quase bicentenária em São Paulo

Ribeirão Preto – São Paulo (Quarta-feira, 11-07-2018, Gaudium Press) “Ora et Labora: o bicentenário da Carta de Doação de Terras à Capella de São Bento e Sancta Cruz do Cajuru (1821-2021)” é o nome do livro de autoria de Rafael Teruel Coelho, que remonta o histórico da paróquia dedicada ao santo, no município paulista de Cajuru.

Livro resgata histo?ria de paro?quia quase bicentena?ria em Sa?o Paulo.jpg

A obra da Editora e Gráfica São Francisco teve seu lançamento realizado na manhã desta quarta-feira, 11 de julho, às 9h, durante a Santa Missa em honra ao Padroeiro, São Bento, no templo da cidade situada em Ribeirão Preto.

Na carta convite para o lançamento do livro, o pároco da Paróquia São Bento, Padre Adimilson Carreira, contextualiza a apresentação da obra em meio às atividades comemorativas em alusão ao bicentenário da igreja.

“É com peculiar entusiasmo que oferecemos ao povo de Cajuru esta edição comemorativa do bicentenário da Carta de Doação de Terras, redigida em 1821 por Dona Maria Pires e seus filhos, haja vista a constituição do patrimônio da Paróquia de São Bento. Tais doadores, ao assinarem o referido termo, ofertam a São Bento uma sorte de terras e campos para que nela se construísse uma capela em honra ao abade beneditino”, disse o Padre Adimilson.

“Nascia oficialmente, há quase 200 anos, o primeiro templo católico em Cajuru, localidade plantada em meio ao vasto sertão do Rio Pardo. Em face disso, nosso primeiro movimento comemorativo desse jubileu é a publicação do livro ‘Ora et Labora’, de autoria de Rafael Teruel Coelho”, completa.

Ao destacar a importância do resgate histórico e da relevância do livro como uma obra perspicaz, elegante e bem-vinda, o sacerdote garante que a publicação pode ser considerada um precioso relicário, uma vez que seu conteúdo mostra os fatos e as vicissitudes da história eclesial sertanista.

Para a constituição da obra, o autor, Rafael Teruel, realizou intensas pesquisas no acervo histórico da Paróquia de São Bento, com o propósito de apresentar o cotidiano da cristandade cajuruense do passado.

“O pesquisador Rafael Teruel Coelho, postulante beneditino natural de Cajuru, fez jus à vocação inspirada pelo Abade Bento ao se dedicar, com esmero, lisura e avidez à leitura e ao comentário de quase duzentos anos de vida eclesial, expressos em pouco mais de cinco mil páginas manuscritas de íngreme compreensão”, expressa o pároco.

Com o prefácio de Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, professora e vice-presidente da Academia Ituana de Letras, o livro conta com 18 capítulos, epílogo, apêndice e fotos históricas do templo edificado em homenagem a São Bento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas