Gaudium news > Santa Paulina é reverenciada pelos fiéis paulistanos

Santa Paulina é reverenciada pelos fiéis paulistanos

São Paulo (Segunda-feira, 16-07-2018, Gaudium Press) No dia em que a Igreja Católica celebrou a memória litúrgica de Santa Paulina, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a cerimônia em honra a religiosa, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, no bairro do Ipiranga.

Santa Paulina é reverenciada pelos fiéis paulistanos

O local acolheu centenas de irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição de todo o Brasil, leigos da Família Madre Paulina (Famapa) e outras pessoas da comunidade, que prepararam uma celebração festiva, com encerramento da novena, missas durante todo o dia e barracas do lado externo da igreja em que viveu e morreu Santa Paulina.

Em sua homilia, Dom Odilo destacou: “este lugar, este bairro e esta cidade foram santificados pela presença de Madre Paulina, que dedicou sua vida aos pobres”.

“Viemos festejar Santa Paulina e lembrar dela, porque a Igreja a reconheceu e proclamou santa e porque ela viveu santamente, mas também porque estamos à procura daquilo que Santa Paulina irradiou durante a vida”, afirmou o purpurado.

Ainda conforme Dom Odilo, todos devem agradecer a Deus pela vida e pelo testemunho de Santa Paulina, uma vez que, com o testemunho dos santos, “também nós nos aproximamos de Deus”.

“Uma santa da caridade concreta”

A história de Santa Paulina também foi discutida pelo arcebispo durante a conclusão da Missão de Férias dos Seminaristas da Arquidiocese de São Paulo. Na ocasião, ele recordou aspectos diversos acerca da história da Fundadora das Filhas da Imaculada Conceição, lembrando inclusive que ela viveu em São Paulo como uma imigrante italiana entre os séculos XIX e XX.

“No fim do século XIX, vivíamos o início da República e foi decretado o fim da escravidão. Muitos antigos escravos continuaram nas fazendas ou nas casas onde estavam. A maioria, porém, foi para as ruas. Idosos, doentes, crianças, mulheres. Santa Paulina, com suas companheiras, começou a se dedicar a essas pessoas. Assim começou todo o trabalho de caridade. Ela foi uma santa da caridade concreta, das obras de misericórdia concretas”, comentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas