Gaudium news > Cardeal de São Paulo: “todo o povo batizado é um povo profético e missionário”

Cardeal de São Paulo: “todo o povo batizado é um povo profético e missionário”

São Paulo – SP (Segunda-feira, 16-07-2018, Gaudium Press) Comentando as leituras propostas para este domingo 5 de julho, o Cardeal Odilo Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo fala do chamado e do envio em missão.

Cardeal de São Paulo- ?todo o povo batizado é um povo profético e missionário?.jpg

O Cardeal lembrou que “além dos doze apóstolos, Jesus tinha muitos outros discípulos” e que, “ele os chama e envia em missão para lugares onde ele estava para chegar”.

“Os discípulos foram e anunciaram a todos que convertessem ao Reino de Deus. Todos os discípulos participam da missão, e não apenas os apóstolos”, relembra Dom Odilo.

O Cardeal Arcebispo comenta que, como diz a primeira leitura, Amós, “que não era da classe dos profetas populares, era um pastor, mas, mesmo assim, Deus o chamou e ele não negou atender o chamado e partiu em missão”.

Dom Scherer fez uma relação com o que acontece atualmente na Arquidiocese de São Paulo, quando está sendo realizado um caminho sinodal de “comunhão, conversão e renovação missionária”.

Para o Cardeal, ” ‘a renovação missionária’ a ser buscada passa pela tomada de consciência de que todo o povo batizado é um povo profético e missionário.”

” Na Igreja, é importante, não apenas o papel do Papa, do bispo e do padre. Cada católico é importante e tem sua parte a realizar”, afirma o Purpurado.

Seguindo seu pensamento, o Cardeal chega à conclusão de que A Igreja precisa ir além de uma pastoral de mera conservação; uma atitude que, para ele, “levaria ao fim da Igreja.

E, ainda de acordo com o Cardeal, “estaria morrendo, uma paróquia que não fizesse ação missionária”. Uma vez que “a ação missionária é essencial à vida da Igreja e deve marcar toda a sua ação”.

Dom Scherer diz, então, que a “ação missionária é essencial à vida da Igreja e deve marcar toda a sua ação. As paróquias e Comunidades católicas precisam ouvir o chamado de Deus e renovar-se como ‘povo missionário’.”
Pois, comenta o Cardeal, “a dimensão missionária é essencial à vida da Igreja e deve marcar toda a sua ação. “

‘Bendito seja Deus!’, diz Dom Odilo ao encerrar sua mensagem dominical, lembrando a segunda leitura do dia, “Bendito seja Deus que nos amou desde sempre, nos chamou e enviou! Bendito seja Deus, que o continua a nos chamar e enviar aos irmãos e coloca em nossa boca a Boa Nova do Evangelho da Salvação! ” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas