Gaudium news > Bispo de Uberaba (MG) explica o significado da palavra “mestre”

Bispo de Uberaba (MG) explica o significado da palavra “mestre”

Uberaba – Minas Gerais (Segunda-feira, 16-07-2018, Gaudium Press) A palavra “mestre”, de acordo com o Bispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, está relacionada com o saber, o conhecimento e a prática dessa bagagem que determinada pessoa porta consigo.

Bispo de Uberaba (MG) explica o significado da palavra mestre.jpg

“O mestre tem uma mensagem a transmitir e normalmente é feita com credibilidade e conhecimento de causa. No conhecimento está a fonte do poder, a base para a construção da realidade que é trabalhada, tendo como fim o bem comum”, explica Dom Paulo.

A exemplo desta palavra, o prelado cita Jesus Cristo, que se apresentou como mestre para construir uma realidade diferente daquela que o mundo vinha presenciando, sendo o foco principal de sua atuação a qualidade da vida humana, o que o credencia como o mestre da vida.

“Seu olhar perpassava pela história e não se conformava com as práticas da opressão. Lutou contra o legalismo do tempo e projetou uma sociedade introjetada no princípio do amor”, comenta.

Ainda segundo Dom Paulo, os mestres estão por aí, e embora sejam muitos, correm o perigo de fazer pouco e deixar atrofiar sua capacidade de construir uma nova sociedade.

As atitudes de falsidade, conforme o bispo, não são próprias dos mestres e conhecedores da verdade. “Jesus é chamado de Mestre porque sua vida sempre revelava simplicidade, coerência e inconformidade com o legalismo e as injustiças de seu tempo. O seu falar e agir incomodava e desafiava as autoridades inconsequentes de seu tempo. Está em nossas mãos a construção de ambientes de vida saudável”, convoca.

Por fim, o religioso convida a todos os mestres da vida à construção do bem. “Quem tem conhecimento e criatividade tem o poder de transformar os instrumentos do mal em sinais que apontam as condições para uma vida melhor. Não pode guardar suas habilidades para si mesmo agindo de forma egoísta e sem visão comunitária. A socialização de saberes sobre a vida ajuda outros na prática do bem”, conclui. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas