Gaudium news > Nossa Senhora do Carmo – Bispo do Porto presidiu Procissão do Triunfo

Nossa Senhora do Carmo – Bispo do Porto presidiu Procissão do Triunfo

Porto – Portugal (Terça-feira, 17-07-2018, Gaudium Press) O bispo da cidade do Porto, em Portugal, presidiu a Procissão do Triunfo, em honra de Nossa Senhora do Carmo.
Na ocasião, afirmou que a Igreja “é sempre o rosto visível de algo invisível”, e destacou a importância para o “culto, cultura, caridade”.

Nossa Senhora do Carmo ? Bispo do Porto presidiu Procissão do Triunfo3.jpg

Ordem do Carmo

Ao final da procissão, Dom Manuel Linda salientou o papel de destaque que a Ordem do Carmo e outras ordens religiosas “distinguem-se” na conciliação de “promover o louvor divino, edificar e patrocinar atitudes que têm tanto a ver com a cultura e exercer a caridade”.

O Bispo do Porto sublinhou que, além do exemplo de religiosidade proveniente de cada um dos diversos carismas religiosos, elas dirigem “lares, orfanatos, dedicam-se aos sem-abrigo, aos pobres, a todos os gêneros de pobreza”.

“É preciso que a nossa sociedade se dê conta disto”, disse Dom Manuel Linda, ao agradecer às ordens, confrarias, irmandades e à Santa Casa de Misericórdia pelo “que têm feito pela sociedade e pela cidade” do Porto.

A Procissão do Triunfo comemorou também os 250.º anos da igreja do Carmo, na cidade do Porto.

A promoção e organização da Procissão foi realizada pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e pelo Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), que, como é sabido, venera a Imagem da Virgem do Carmo colocada em um nicho localizado em um dos muros do pátio interno do quartel.

Exemplo da Guarda

Dom Manuel Linda disse em sua breve alocução:
“Peço à Guarda que continue a dar-nos este exemplo da enorme forma como vive esta dupla dimensão: Na dedicação aos outros assegurando-lhe aquilo que é tão fundamental que é a segurança, a liberdade e a paz, quer na maneira como vive esta espiritualidade cristã, esta mística que passa pela dimensão religiosa”.

Século XVIII

Além da participação do andor de Nossa Senhora do Carmo, a Procissão do Triunfo, iniciada no século XVIII, é composta por seis imagens que retratam os passos do triunfo de Jesus:
Jesus em oração no Getsémani;
Jesus entrega-se;
Jesus é julgado;
Jesus é apresentado como Rei;
Jesus morto e ressuscitado.

A procissão contou com fiéis que a acompanharam com devoção que iniciou-se na igreja do Carmo e seguiu até o pátio do quartel da GNR, onde foi encerrada.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas