Gaudium news > Faculdade de Aparecida confere certificado acadêmico a novos Mariólogos

Faculdade de Aparecida confere certificado acadêmico a novos Mariólogos

Aparecida – SP (Quinta-feira, 19-07-2018, Gaudium Press) Em pleno Ano do Laicato, cerca de trinta leigos concluíram as exigências acadêmicas para receber o certificado de Especialistas em Mariologia, uma área da Teologia Sistemática, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil.

Faculdade de Aparecida confere certificado acadêmico a novos Mariólogos.jpg

Conclusão do Curso de pós Graduação

Na quarta-feira, 18 de julho de 2018, no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, em Aparecida, cerca de trinta leigos puderam concluir as exigências acadêmicas para receber o certificado universitário de Especialistas em Mariologia, uma área da Teologia Sistemática.

Trata-se de uma das primeiras pós-graduações nessa área que só foi possível graças ao esforço conjunto da Faculdade Dehoniana, de Taubaté e da Academia Marial de Aparecida, sob a direção do coordenador desses cursos o Padre João Carlos Almeida, que é conhecido popularmente como Padre Joãozinho.

Foi o Padre Joãozinho quem elaborou o Projeto Pedagógico e coordenou a sua implantação em quatro módulos intensivos em 2017-2018.

O Curso é uma pós-graduação lato sensu que oferece um certificado reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação e Cultura.

Corpo docente e corpo de alunos

Esse inédito projeto acadêmico contou desde o início com o apoio e a benção apostólica de Dom Raymundo Damasceno, hoje bispo emérito de Aparecida e, na sequência, de Dom Orlando Brandes, seu sucessor e atual presidente da Academia Marial de Aparecida.

O corpo docente foi formado por renomados professores de Mariologia como Fr. Clodovis Boff, Ir. Afonso Murad, Pe. Marcial Maçaneiro, Lúcia Pedrosa, Lina Boff, Pe. Alexandre Awi, entre outros, todos mestres e doutores.

Alunos e alunas de diversas partes do Brasil e diferentes realidades eclesiais contribuíram para o sucesso dessa especialização.
Um detalhe interessante e que chama a atenção é que mais da metade dos alunos é leiga, em sua grande maioria mulheres.

Em uma cerimônia solene, cheia de fé e emoção, esses novos Mariólogos assumiram a missão de se tornarem protagonistas de um novo tempo em que a Igreja no Brasil, nas várias dioceses onde estão inseridos, poderá contar com professores qualificados especialistas em Mariologia.

Dos 51 concluintes da Pós-graduação, 30 são leigos, 19 presbíteros, 1 irmão religioso e 1 diácono permanente. O Curso teve a participação de alunos de vários estados do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá.

Ao se concluir a formação dessa primeira turma, uma segunda já iniciou sua jornada, dando continuidade aos estudos mariológicos no Brasil, tendo como centro difusor o Santuário Nacional de Aparecida. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas