Gaudium news > Simpósio sobre: “introdução ao cristianismo de Joseph Ratzinger: 50 anos a serviço da fé” é realizado no Rio de Janeiro

Simpósio sobre: “introdução ao cristianismo de Joseph Ratzinger: 50 anos a serviço da fé” é realizado no Rio de Janeiro

 

gaudiumpresssimposioteologia.jpeg

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 20-07-2018, Gaudium PressRealizou-se, no último 19 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o simpósio de teologia: “introdução ao cristianismo de Joseph Ratzinger: 50 anos a serviço da fé”.

O evento que é promovido pela Sociedade Ratzinger do Brasil foi iniciado com uma solene celebração da santa missa presidida pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. A Eucaristia também foi concelebrada pelo Cardeal Dom Odilo Scherer e mais 8 arcebispos e bispos de diversas dioceses do Brasil.

Este simpósio representa a primeira atividade da Sociedade Ratzinger Brasil, em parceria com a Cátedra Joseph Ratzinger, da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro ( PUC- Rio). Ele ocorre como comemoração dos 50 anos da publicação original do livro: “Introdução ao Cristianismo: lições sobre o Símbolo Apostólico” ( Munique, 1968) de Joseph Ratzinger.

Em seguida deu-se início ao ciclo de conferências com as palavras do Reitor da Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio, Padre Josafá Carlos Siqueira, S.J. onde ressaltou a necessidade da ampliação do debate teológico no âmbito acadêmico.

Após a explanação do padre Carlos, fez uso da palavra o cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer que se dedicou a explicar a importância e atualidade do pensamento Ratzingeriano na formação dos teólogos e seminaristas.

Ainda, o monsenhor José Antônio Catalan Ferreira recordou as duas visitas do Cardeal Ratzinger ao Rio de Janeiro, dentre elas a sua vinda a capital fluminense para participar do simpósio de formação dos bispos, promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O primeiro dia deste congresso foi concluído com a brilhante conferência do Pe. Gabino Uríbarri Bilbao, SJ, da Universidade Pontifícia de Comillas, Espanha, onde apresenta em linhas gerais a obra: “Introdução ao Cristianismo” do Cardeal Ratzinger, como uma interpretação do cenário pós-conciliar e do concílio Vaticano II, ressaltando a necessidade de se considerar este Concílio com a “Hermenêutica da continuidade”, um dos temas centrais do pensamento Ratzingeriano. (PJS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas