Gaudium news > Arquidiocese do Rio terá novo vicariato

Arquidiocese do Rio terá novo vicariato

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 27-07-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro terá uma nova vicariato.

Em meio ao protagonismo do leigo na evangelização da sociedade, a Igreja carioca, com o intuito de promover ainda mais a união entre o clero e os fiéis, criará o Vicariato Episcopal para as Irmandades, Confrarias, Ordens Terceiras e Devoções.

O primeiro vigário episcopal será o Padre Valtemário Silva Frazão Júnior, pároco da Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

A missa de criação e posse do primeiro vigário episcopal acontecerá em 28 de julho, às 12h, na Igreja da Candelária, no centro da cidade, e será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Conforme o Padre Valtemário, que também é capelão da Irmandade de Santo Antônio de Lisboa e Bom Jesus do Monte, em Vila Isabel, e visitador canônico da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, o vicariato – que não será territorial – deve integrar os trabalhos realizados pelos 54 organismos eclesiais existentes no Rio de Janeiro com a arquidiocese.

“O vicariato é fruto de uma comissão que teve início na Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, e tem por objetivo aproximar a arquidiocese das demais associações de fiéis leigos. O vicariato fortalecerá o trabalho, bem como a importância dessas associações, valorizando suas tradições. Neste ano dedicado ao laicato, essa decisão é muito apropriada”, explicou.

Neste ano dedicado ao laicato, continuou o sacerdote, a criação deste novo vicariato “é muito apropriada”, uma vez que “essas associações são expressão de um direito dos leigos de se reunirem”.

“O vicariato acompanhará e fortalecerá seus trabalhos, valorizando suas tradições”, lembrou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas