Gaudium news > Restaurado órgão do século XIX da Catedral de Campinas (SP)

Restaurado órgão do século XIX da Catedral de Campinas (SP)

Campinas – São Paulo (Sexta-feira, 27-07-2018, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Campinas festeja o retorno do Órgão Cavaillé-Coll. O instrumento será reinaugurado no próximo dia 17 de agosto, às 20h, com benção e descerramento de placa comemorativa.

 Restaurado órgão do século XIX da Catedral de Campinas (SP)
Foto: Isabella Cardoso

No dia seguinte, 18, também às 20h, haverá um concerto de reinauguração, e no domingo, 19, às 9h30, Missa Solene na Assunção de Nossa Senhora.

Para essas três cerimônias estará presente o primeiro organista da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, Josep Solé Coll.

Construído pelo mestre francês Aristides Cavaillè-Coll – considerado o mais importante construtor de órgãos do século XIX -, o Órgão Cavaillè-Coll da Catedral teve a sua montagem na então Matriz Nova da cidade paulista, sendo concluída pelo organeiro Antonio Pastore, em novembro de 1883, ano da inauguração do templo, com a execução de partituras da família do maestro Carlos Gomes.

Já o restauro do órgão teve início em 7 de fevereiro passado, sob a responsabilidade de Georg Jann. Residindo em Blumenau, Santa Catarina, desde 2006, o mestre organeiro alemão possui vasto currículo de construção e restauro de órgãos no Brasil.

 Restaurado órgão do século XIX da Catedral de Campinas (SP)
Aristide Cavaillè-Coll
Foto: reprodução

Jann não somente realizou a desmontagem como também fez a avaliação e o restauro total dos 702 tubos que compõem o órgão. A montagem e afinação foi encerrada na ultima semana de junho.

Em nota, a Igreja de Campinas expressa sua alegria pelo restauro do Órgão Cavaillè-Coll:

“Era desejo da Catedral que, neste ano de 2018, quando a Diocese de Campinas celebra os 110 anos de sua criação (7 de junho de 1908) e 60 anos de sua elevação à Arquidiocese (19 de abril de 1958), o Órgão Cavaillè-Coll estivesse em funcionamento para a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Campinas, no dia08 de dezembro. Com a graça de Deus e a competência do Sr. Georg e equipe, será possível a reinauguração com quatro meses de antecedência”.

“Agora, totalmente restaurado, o Cavaillè-Coll será entregue não somente à Catedral, mas à cidade de Campinas, que sempre se orgulhou por ser conhecida mundialmente como uma cidade de altíssimo nível cultural, intelectual e artístico, que preserva suas tradições e mantém viva sua riquíssima história de desafios e superações”, informa o site da arquidiocese. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Campinas

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas