Gaudium news > Ação Evangelizadora da CNBB suscita vocações no Brasil

Ação Evangelizadora da CNBB suscita vocações no Brasil

Redação (Segunda-feira, 30-07-2018, Gaudium Press) Uma campanha pelas vocações começa a se espalhar em várias partes do Brasil. Diversas dioceses e arquidioceses estão aderindo à Ação Evangelizadora, que consiste em um projeto realizado em alguns regionais da CNBB.

Ação Evangelizadora da CNBB suscita vocações no Brasil

A proposta, apresentada em abril deste ano ao episcopado brasileiro durante a 56ª Assembleia Geral da entidade, é que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja.

A ação é colocada em prática quando as comunidades rezam pelas vocações antes de todas as celebrações, reuniões e encontros e quando publicam testemunhos de quem vive com alegria sua vocação, conforme explicou o bispo de Paravaí, Dom Mário Spaki.
“Antes de tudo é preciso afirmar que é uma ação evangelizadora ousada. Nosso objetivo é unir a Igreja num único corpo para colocar em prática uma frase do Evangelho: ‘Pedi ao senhor da messe que envie operários para a sua colheita’ (Mateus 9,38), fazendo com que em cada comunidade se reze com fé e entusiasmo pelas vocações”, afirmou o bispo.

Sendo assim, um dos primeiros eixos a ser desenvolvido é “rezar pelas vocações”, uma vez que, nesta fase, é importante que todos os encontros e reuniões da Igreja iniciem ou terminem com uma dezena do rosário pelas vocações.

“A cultura vocacional é o ambiente positivo, saudável referente às vocações, por meio do qual propiciamos que chegue até as crianças, os adolescentes e os jovens o testemunho alegre das pessoas que seguem Deus. A Cultura Vocacional se forma a partir da oração e do falar positivamente das vocações, num mundo cheio de lamentações. Na maioria das dioceses e congregações são designados um padre ou uma religiosa, respectivamente, para promover as vocações. Com esta ação evangelizadora, estamos corresponsabilizando, não apenas algumas pessoas, mas toda a Igreja”, explicou Dom Spaki.

Ainda segundo o bispo de Paranavaí, “as vocações estão ligadas com o todo da Igreja”, pois, “do mesmo modo que a totalidade dos católicos está se renovando com os impulsos da missionariedade advindos do Documento de Aparecida, posteriormente levada para toda a Igreja pelo papa Francisco, as vocações à vida da Igreja também dependem dessa renovação missionária, da Igreja em saída”.

Acolhida em diversas localidades do Brasil, como nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a iniciativa é bem avaliada pelo próprio prelado. “Pessoalmente tenho me surpreendido pelo entusiasmo com que as pessoas abraçaram esta causa: quase na totalidade das comunidades já se tornou comum a oração pelas vocações. E o fazem antes do horário de início para não atrasar a celebração. Percebi, em muitos lugares, como a oração ajuda a preparar o ambiente para a celebração”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas