Gaudium news > No dia de Cura d’Ars, Rio de Janeiro ganhará três novos padres

No dia de Cura d’Ars, Rio de Janeiro ganhará três novos padres

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 30-07-2018, Gaudium Press) A memória do Padroeiro do clero, São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, será festejada na Arquidiocese do Rio de Janeiro com a ordenação de três novos sacerdotes, que escolheram como tema “Por eles, eu me consagro” (Jo 17,19). 

Os futuros sacerdotes serão ordenados pelo Cardeal Orani João Tempesta no dia 4 de agosto, às 8h30, na Paróquia de Sant’Ana, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro.

“Sou o quinto de uma família de cinco filhos, o caçula, portanto. Venho de uma família profundamente católica, e a religião sempre fez parte de nossas vidas. Certamente, a minha vocação teve seus inícios aí. Fui educado por irmãos que eram catequistas, ministros da Eucaristia”, afirmou o Diácono Crisônio Vieira de Souza, que começou a pensar mais seriamente na vocação a partir de 2008, quando teve uma experiência de vida paroquial, na Paróquia Nossa Senhora do Divino Amor.

“Mas desde 2001, durante a preparação para a Crisma, eu já sentia essa inspiração. Em 2009, entrei para o Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA). Em 2010, ingressei no seminário propedêutico; em 2011, iniciei os estudos de filosofia. Concluída essa etapa, o seminário me ofereceu a oportunidade de fazer a teologia em Roma e também as especializações. Após a ordenação, regressarei para Roma; estou ainda fazendo uma pós-graduação, que me confere a habilitação para lecionar”, explicou.

Segundo Crisônio, os momentos que antecedem sua ordenação presbiteral podem ser resumidos com uma frase que o tem acompanhado nos últimos tempos: “apaixonar-se por Cristo”. “Ela remete também a perseverar, ter a nossa meta, nossos objetivos, toda a nossa vida plasmada por esse amor, nesse relacionamento com Cristo Ressuscitado. E tentar fazer com que as pessoas se apaixonem por Cristo, na medida em que eu mesmo, cada vez mais, me deixar apaixonar por Ele”, lembrou.

Por sua vez, o Diácono Rafael Murucci da Costa ressaltou que sua vocação se consiste no próprio lema de ordenação. “Durante a direção espiritual, tenho trabalhado o sentido da oblação: consagrar-se, sacrificar-se, fazer de cada ato do dia e da vida um ato de amor pelos amados de Deus. Jesus deu a vida pelos irmãos, então, se eu quero configurar-me a Cristo, minha vida deve ser também doação; devo confirmar os irmãos na fé e trazê-los para junto de Deus”.

Já o Diácono Cristiano Siqueira de Lima deseja, através do sacerdócio, falar de Deus para as pessoas, a fim de que elas o tenham como centro de suas vidas. “Quero muito exercer o ministério, celebrar, ouvir as confissões, atender direções espirituais, enfim, fazer o que todo padre faz”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas