Gaudium news > Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança catálogo em São Paulo

Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança catálogo em São Paulo

São Paulo (Terça-feira, 31-07-2018, Gaudium Press) Um catálogo que reúne aproximadamente 200 peças do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), situadas entre os séculos XVII a XX, que compõem o acervo da instituição, será lançado em São Paulo.

Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança catálogo em São Paulo

O catálogo em alusão aos 40 anos do Maspe terá seu lançamento realizado no Museu de Arte Sacra de São Paulo, no próximo dia 5 de agosto.

A publicação, resultante de uma intensa pesquisa, é organizada pelo diretor do Maspe, Frei Rinaldo Pereira dos Santos, e os membros da equipe técnica do museu, Anazuleide Ferreira e Iron Mendes, sendo editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Em 12 categorias, o catálogo divide-se entre objetos de arte sacra e de arte religiosa católica do acervo: Santos Homens, Santos Negros, Santas Mulheres, Mater Dei, Kyrios, Objetos Litúrgicos, Vestes Litúrgicas, Relicários e relíquias, Santos de roca, Imagens e oratórios domésticos, Pinacoteca e Amostras e fragmentos da memória.

Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança catálogo em São Paulo

Entre as representações da mãe de Jesus, inclui-se uma Nossa Senhora do Nordeste. Das imagens pouco conhecidas, um São José de Botas; e santos negros como São Elesbão, o rei mago Baltazar, São Moisés de Anacoreta, São Felipe e Santo Antônio de Cartagerona, além do venerado São Benedito.

Além disso, o material inclui ex-votos e imagens da crucificação de Cristo, entre outras representações do sagrado, concebidas para o louvor de Deus, o culto divino e a devoção popular. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas