Gaudium news > A Missa dominical não deve ser esquecida durante as férias, alerta Arcebispo

A Missa dominical não deve ser esquecida durante as férias, alerta Arcebispo

Espanha – Toledo (Terça-feira, 31-07-2018, Gaudium Press) Em um artigo intitulado ‘Aonde iremos no domingo?’, o Arcebispo de Toledo (Espanha), Dom Braulio Rodríguez Plaza, recordou aos fiéis da obrigação de assistir a missa dominical inclusive no período de férias.

A Missa dominical não deve ser esquecida durante as férias, alerta Arcebispo.jpg

O prelado criticou a tendência de considerar o domingo como uma simples parte do final de semana dedicada ao ócio e advertiu que “sem a Missa dominical, o ambiente cristão da família está em perigo”.

Dom Rodríguez exortou aos católicos a pensarem em suas próprias atitudes diante da Missa em meio das numerosas atividades recreativas das férias, especialmente os jovens. “Com frequência famílias cristãs inteiras, os jovens e os menos jovens, se acostumam a deixar a Missa dominical e a esquecer o caráter sagrado do domingo. Alguém disse que o domingo está deixando de existir”, lamentou o Arcebispo. “Se chegarmos a perder o sentido sagrado do domingo, será uma perda gravíssima; não apenas cristã religiosa, mas também cultural”.

O Arcebispo de Toledo recordou que o próximo curso do Programa Pastoral local dedica seu terceiro objetivo a fomentar a participação na Missa. “Trata-se de reconhecer a centralidade do domingo nessa iniciação necessária para o que deseja ser cristão. Perder o domingo é tanto como perder a gratuidade e a profundidade da vida, perder a recordação da Palavra de Deus e com ela a referência a Deus na vida cotidiana, e o mesmo sentido moral e cristão de nossas relações e atividades”, alertou Dom Rodríguez.

Ainda segundo o prelado, sem a Missa dominical “crianças e jovens crescem já à margem da Igreja e da Fé. As diversões, e seu séquito de dinheiro, preguiça, erotismo, etc., vão invadindo pouco a pouco a vida pessoal e familiar”. E adverte: “sem o domingo bem celebrado, não podeis conservar uma Fé vigorosa nem podereis transmiti-la aos vossos filhos. Quando tantos estão se acostumando a prescindir do domingo, não é possível não nos darmos conta de que pouco a pouco deixamos de ser cristãos”.

Concluindo sua mensagem, Dom Rodríguez aconselhou os fiéis a se prepararem com dedicação para a Celebração Eucarística em família, para que as celebrações “sejam um acontecimento belo e religioso, que chegue ao coração”. O Arcebispo ainda animou aos fiéis para que declarem que não se pode viver sem o domingo consagrado a Deus e lhes desejou um saudável descanso que não lhes faça esquecer as necessidades do próximo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas