Gaudium news > Exercícios Espirituais de Santo Inácio podem melhorar a saúde física

Exercícios Espirituais de Santo Inácio podem melhorar a saúde física

Redação (Quarta-feira, 01-08-2018, Gaudium Press) Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola podem melhorar a saúde, é o que descobriram pesquisadores do Instituto Marcus de Saúde Integrativa da Universidade Thomas Jefferson ao analisar as respostas cerebrais dos participantes de um retiro.

Exercícios Espirituais de Santo Inácio podem melhorar a saúde física.jpg

Os resultados do estudo foram publicados no documento ‘Religion, Brain and Behaviour’ (Religião, Cérebro e Comportamento). A experiência contou com 14 participantes com idade entre 24 e 76 anos.

De acordo com o Dr. Andrew Newberg, diretor da pesquisa, “dado que a serotonina e a dopamina são parte da recompensa e sistemas emocionais do cérebro, nos ajuda a entender por que estas práticas resultam em experiências emocionais poderosas e positivas”.

“Nosso estudo mostrou mudanças significativas nos transportadores de dopamina e serotonina após o retiro de sete dias, o que poderia ajudar aos participantes nas experiências espirituais que descreveram”, ressaltou.

Conhecida como responsável por causar prazer, a dopamina está envolvida em uma ampla gama de funções cerebrais, desde o controle da atenção até o movimento. Já a serotonina está envolvida na regulação emocional e no estado de ânimo.

As pessoas que participaram do retiro passaram a maior parte dos dias em silêncio, orando e refletindo. Ao retornar à vida cotidiana, essas pessoas tiveram melhoras notáveis em sua saúde física.

Apesar do resultado da pesquisa ser satisfatório, o Dr. Newberg explicou que a equipe ainda quer saber quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos sistemas neurotransmissores e se diferentes retiros produziriam resultados diferentes. “Esperemos que estudos futuros possam responder a estas perguntas, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas