Gaudium news > Arquidiocese dos EUA oferece curso de gregoriano para crianças e adolescentes

Arquidiocese dos EUA oferece curso de gregoriano para crianças e adolescentes

Estados Unidos – São Francisco (Quinta-feira, 02-08-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de incentivar a imaginação católica através da beleza, a Arquidiocese de São Francisco, EUA, oferecerá, entre os dias 09 a 12 de agosto, um curso de canto gregoriano para crianças e adolescentes.

Arquidiocese dos EUA oferece curso de gregoriano para crianças e adolescentes.jpg

O curso é promovido pelo ‘Instituto Bento XVI de Música Sacra e Culto Divino’, que pretende promover sua visão sobre o Concílio Vaticano II, cuja constituição sobre a liturgia ‘Sacrosanctum Concilium’, diz que o canto gregoriano é “o próprio da liturgia romana; em igualdade de circunstâncias, portanto, há que dar-lhe o primeiro lugar nas ações litúrgicas”.

Segundo a diretora executiva do Instituto Bento XVI, Maggie Gallagher, as crianças são particularmente receptivas ao canto gregoriano. “As crianças e adolescentes se sentem no canto como um peixe dentro da água. Além disso, a música é um idioma, e como em todos os idiomas, é melhor aprender jovem”, afirmou.

Suas palavras fazem eco ao que o Papa Pio XI no documento ‘Divini Cultus’, onde se lê que “durante os primeiros anos os jovens podem aprender a cantar mais facilmente, e modificar, se não completamente vencer, qualquer defeito em suas vozes”.

Além de ensinar o canto gregoriano, o curso também explica o significado da Missa e o sentido da participação na liturgia eucarística.

Gallagher explicou que durante o acampamento as crianças aprendem a cantar a Missa de uma forma que as envolve imediatamente. Os cantores mais experientes são os mentores dos mais jovens, e as crianças que pensavam que não podiam cantar percebem que são capazes.

O mais importante é aprofundar nas crianças a compreensão sobre a Santa Missa, concluiu a diretora do Instituto Bento XVI. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas