Gaudium news > “A vida é a nossa primeira vocação!”, afirma Arcebispo de Maceió

“A vida é a nossa primeira vocação!”, afirma Arcebispo de Maceió

Maceió – Alagoas (Terça-feira, 07-08-2018, Gaudium Press) “A vida é a nossa primeira vocação!”, de acordo com o Arcebispo de Maceió.

Na semana passada, Dom Antônio Muniz Fernandes divulgou uma nota de repúdio ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as razões da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 e a tentativa de descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação.

Leia a nota na íntegra:

Irmãos e irmãs,

A vida humana está em constante ameaça, por diversos fatores.

A vida é a nossa primeira vocação!

A Arquidiocese de Maceió repudia veementemente qualquer iniciativa contrária à vida humana, como a convocação feita pelo Supremo Tribunal Federal das audiências públicas que acontecem nesta sexta-feira, 03, e na segunda-feira, 06 de agosto, sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442, que solicita ao Supremo Tribunal Federal a suspensão dos artigos 124 e 126 do código penal que caracterizam o crime de aborto. Alegando a sua inconstitucionalidade. É importante salientarmos que essa tentativa de descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação fere os princípios da fé cristã, tendo em vista que somos a favor da vida.

O homem não tem em hipótese alguma o direito de destruir a vida, por isso qualquer prática contrária à vida vai de encontro a nossa fé e abala a estrutura da família, como célula da vida na sociedade.

O Papa Francisco recentemente comparou o aborto ao que acontecia na época do nazismo: “no século passado, o mundo todo se escandalizou com o que faziam os nazistas para cuidar da pureza da raça. Hoje fazemos o mesmo, mas com luvas brancas de ferro. Está na moda, é habitual. Quando na gravidez, se a criança não está bem ou vem com alguma anomalia, a primeira oferta é: ‘tiramos’? O homicídio das crianças.”

O eloquente preceito que recebemos das Sagradas Escrituras, “escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19), nos mostra que precisamos garantir o direito à vida nascente. A Igreja defende que todos igualmente se empenhem em prol de assistências sociais, psicológicas e espirituais às mulheres que engravidam, em situações indesejadas e adversas, para que tenham condições de gerar, dar à luz e criar seus filhos e filhas com maternal sabedoria e dignidade.

Há 04 anos, geralmente nos meses de dezembro ou janeiro, temos manifestado publicamente nosso compromisso com a vida e contra a cultura da morte dos nascituros, através do encontro “Escolhemos a vida”, que é uma iniciativa com bom êxito da Pastoral da Saúde. E que deve ser cada vez mais fortalecida como um sinal de unidade na luta em defesa dos indefesos.

Convidamos também, para o “Ato nacional em defesa da vida no ventre” que acontecerá no próximo domingo, 05, em frente ao antigo Alagoinhas, na Praia da Ponta Verde. Este movimento ganha força e reúne membros de diversas igrejas cristãs em Maceió. Os católicos são convidados a participarem dessa ação de unidade em defesa da vida.

Conclamamos, como verdadeiros filhos e filhas de Deus, o Clero, nossas Paróquias, Comunidades, Movimentos, Pastorais e Organismos, Vida Religiosa e Consagrada, lideranças religiosas, políticas e sociais a se unirem em defesa da vida. Respeitando assim, o direito básico e fundamental de toda criatura humana.

Invocamos a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres e peçamos ao Deus da vida que nos inspire em palavras e ações para defender a vida onde se encontra ameaçada.
Maceió – AL, 03 de agosto de 2018

Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
Arcebispo metropolitano de Maceió

(LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas