Gaudium news > Místicos da Espanha serão tema de exposição

Místicos da Espanha serão tema de exposição

Espanha – Múrcia (Terça-feira, 07-08-2018, Gaudium Press) Entre os dias 28 de setembro a 06 de janeiro de 2019, a antiga igreja da Companhia de Jesus de Caravaca da Cruz, em Múrcia, Espanha, acolherá uma exposição sobre o vínculo da cidade com os santos carmelitas.

Místicos da Espanha serão tema de exposição

Intitulada “Místicos. Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, luz no Século de Ouro”, a mostra contará com a colaboração dos Padres Carmelitas Descalços e incluirá obras de importantes artistas como El Greco, Alonso Cano y Ribera, entre outros.

Dom José Manuel Lorca Planes, Bispo de Cartagena, Espanha, comentou que através da exposição se mostrará “todo o tesouro de espiritualidade que encerram uma riqueza extraordinária para qualquer um que se aproxime de Caravaca para viver esta experiência que deixará marcas dentro de nosso ser”.

A exposição, que percorrerá o misticismo desde o século XVI até o XXI através da vida e legado de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, grandes reformadores do Carmelo, incluirá pinturas, esculturas, bordados, ourivesaria e um destacado material bibliográfico, todo com obras cedidas pelos museus do Prado, Nacional de Escultura, Belas Artes e Arqueológico de Múrcia; além de coleções particulares do Convento do Carmelo Descalço, do Santuário da Verdadeira Cruz e da Diocese de Cartagena.

Óscar Martínez, conselheiro de Cultura da Câmara Municipal de Caravaca, recordou aos meios de comunicação, que somente duas cidades espanholas contam com fundações diretas de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz. Tratam-se de Segóvia e Caravaca de la Cruz. Nesta última cidade, é onde a santa andariega, como é conhecida Teresa de Ávila, estabeleceu sua 12ª fundação no ano de 1576. Ali o fez também São João da Cruz, mas no ano de 1587.

Caravaca de la Cruz conta com uma relíquia muito importante, a do ‘Lignum Crucis’, que consiste em três lascas do madeiro onde morreu Jesus. Estão conservadas em um relicário com forma de Cruz patriarcal, que se custodia na Basílica-Santuário da Verdadeira Cruz. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas