Gaudium news > Presidente da CNBB acolhe novos membros do episcopado brasileiro

Presidente da CNBB acolhe novos membros do episcopado brasileiro

Brasília (Quarta-feira, 08-08-2018, Gaudium Press) Presentes na sede da CNBB, os 12 bispos recém-nomeados pelo Papa participam do 29º Encontro para Novos Bispos até 10 de agosto.

Presidente da CNBB acolhe novos membros do episcopado brasileiro.jpg

Na noite da última segunda-feira, 6, os prelados foram acolhidos pelo presidente da entidade, o Cardeal Sergio da Rocha.

Em sua acolhida aos novos membros do episcopado brasileiro, o Arcebispo de Brasília ressaltou a importância da unidade e da participação de todos para exercer bem seu ministério episcopal.

“É muito importante para o bispo caminhar unido aos outros bispos, participando da Conferência Episcopal, e estar próximo do seu clero e do seu povo, visitando as suas comunidades”.

Em seguida, e à luz do Direito Canônico, o Cardeal Rocha lembrou a importância da visita pastoral dos bispos às suas comunidades e paróquias como presença animadora do caráter pastoral e como estímulo à uma Igreja de comunhão e partilha.

O purpurado ainda apresentou aos novos bispos a experiência da modalidade de visita intitulada “Visita Pastoral Missionária”, realizada em Brasília e em outras dioceses do Brasil.

“Esta experiência registra muitos frutos pastorais. Trata-se de uma visita pastoral realizada simultaneamente com visitas missionárias contando com leigos e leigas e envolvendo diversas paróquias e padres de um mesmo setor”, comentou.

Os novos membros do episcopado da Igreja no Brasil foram nomeados desde agosto do ano passado. Durante essa semana, eles estão tendo contato com temas pertinentes ao ministério episcopal, como a liturgia no mistério, o Direito Canônico e a partilha que deve existir entre as dioceses.

Ainda durante o encontro, os recém-nomeados vão conhecer o Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e também o Congresso Nacional. Além disso, farão uma visita à Nunciatura Apostólica, onde terão uma reunião com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas