Gaudium news > Santa Benedita da Cruz, Edith Stein, recordada por Francisco, na Audiência Geral

Santa Benedita da Cruz, Edith Stein, recordada por Francisco, na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-08-2018, Gaudium Press) Falando na Sala Paulo VI, hoje, no Vaticano, o Papa Francisco recordou para as 7 mil pessoas a memória de Santa Teresa Benedita da Cru, que no mundo chamava-se Edith Stein.

Santa Benedita da Cruz, Edith Stein, recordada por Francisco na Audiência Geral.jpg

Santa Teresa Benedita da Cruz tem sua memória litúrgica celebrada no dia 9 de agosto, porém, já hoje, Francisco falou desta santa martirizada em um dos campos de concentração nazistas.

Santa Edith Stein e considerada como uma das padroeiras da Europa e Francisco falou dela como sendo uma “mártir do seu povo judeu e cristão”, uma mulher de “coerência” que procurou Deus “com amor” e, para concluir suas palavras em sua Audiência Semanal, pediu “que ela, padroeira da Europa, reze e guarde a Europa, do Céu”.

Edith Stein

Santa Benedita da Cruz, Edith Stein, recordada por Francisco na Audiência Geral1.jpg

Edith Stein era filha de pais judeus. Nasceu a dia 12 de outubro de 1891, converteu-se para a Igreja Católica e foi batizada em 1º de janeiro de 1922.

Edith entrou para a Ordem das Carmelitas Descalças em 1933. Ao emitir seus votos religiosos escolheu e recebeu o nome de Teresa Benedita da Cruz.

Por causa da perseguição nazista aos judeus, mesmo sendo cristã e religiosa, teve que fugir da Alemanha para a Holanda, onde foi presa pelas forças nazistas e enviada, inicialmente, para o campo de concentração de Westerbork e, depois, acompanhada de sua irmã Rosa, foi deportada para o campo de extermínio de Auschwitz.

Santa Benedita da Cruz foi morta em 9 de agosto de 1942 e é considerada “mártir” pela Igreja Católica.
Sua beatificação foi realizada por João Paulo II a 1 de maio de 1987 e no ano de 1998 foi canonizada pelo mesmo Papa, que em 1999 a declarou co-padroeira da Europa. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas