Gaudium news > Em artigo, arcebispo do Rio destaca a vocação ao diaconato

Em artigo, arcebispo do Rio destaca a vocação ao diaconato

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 10-08-2018, Gaudium Press) “Na primeira semana de agosto, mês vocacional, nós rezamos e refletimos sobre os ministérios ordenados. Já tivemos oportunidade de fazê-lo sobre os presbíteros no dia de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. Agora, no dia de São Lourenço, diácono e mártir, rezamos e refletimos sobre o diaconato”.

Em artigo, arcebispo do Rio destaca a vocação ao diaconato

Em seu mais novo artigo, o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, reflete o serviço do diácono. “Através do rito da ordenação, o diácono é introduzido para fazer parte do clero. O primeiro grau do sacramento da Ordem é o diaconato. O diaconato se compreende de duas formas, o permanente e para aqueles que se destinam ao presbiterato”, escreve.

Segundo Dom Orani, “o diaconato é um serviço ministerial da Igreja no grau do ministério ordenado”.

“É importante recordar os diáconos permanentes neste dia do seu patrono (São Lourenço – 10 de agosto), neste mês das vocações: somos chamados a render graças ao Senhor por este ministério do serviço, da caridade e da palavra. Que nossas dioceses e paróquias possam acolher e incentivar cada vez mais a vocação ao diaconato permanente. Dar-lhes espaços e motivação necessária para o desempenho da missão e ministério a serviço do povo de Deus”, destaca.

No final do artigo, o Cardeal Tempesta expressa: “que o exemplo do mártir São Lourenço, seu exemplo de cristão servidor do Evangelho testemunhado através do martírio por amor a palavra de Deus, acolhida e vivida através do seu diaconato de amor e serviço aos pobres, possa nos incentivar e iluminar nossa caminhada de fé, e esperança e caridade a serviço do Reino de Deus”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas