Gaudium news > Mercedários celebram seus 800 anos com Missa na Basílica de Guadalupe

Mercedários celebram seus 800 anos com Missa na Basílica de Guadalupe

México – Cidade do México (Segunda-feira, 13-08-2018, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 10, o Bispo Auxiliar da Cidade do México, Dom Carlos Briseño, presidiu uma Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe por ocasião dos 800 anos da Ordem das Mercês. A cerimônia contou com a presença de oito mil fiéis da família mercedária provenientes de todo o México e América Central.

Mercedários celebram seus 800 anos com Missa na Basílica de Guadalupe

A Ordem das Mercês chegou à América Latina em 1519, acompanhando Hernán Cortés e o corpo de militares com a função de assisti-los. Os mercedários começaram a anunciar a Cristo nas terras mexicanas. Por este motivo a Igreja designou a ordem para fazer um programa de evangelização ao lado de outras comunidades religiosas como os franciscanos e os agostinhos.

“Hoje como mercedários temos que abrir-nos à graça do Espírito Santo para estar ali onde Deus nos quer, para fazer mercê para os cativos que sofrem, que, como nos séculos anteriores e desde sempre, reclamam a presença amorosa de Deus. Nós como mercedários temos recebido esta vocação para aproximar-nos a eles e para oferecer estes gestos redentores a partir da caridade do Evangelho que diz ‘não há amor maior que dar a vida pelos amigos’. O carisma mercedário palpita precisamente ali, em ‘dar a vida’, algo que nos une profundamente a Cristo”, explica o Padre Alfredo Quintero, que durante nove anos foi provincial dos mercedários

Os mercedários fundaram o primeiro colégio de canonistas da América Latina, o ‘San Ramón Nonato’, que até meados do século XIX focou seu trabalho nos cárceres. Trata-se de um trabalho que atualmente é realizado em distintas Dioceses do país.

A ordem religiosa também coordena o trabalho nos cárceres de Cuba, assim como em Tegucigalpa, Honduras. Só no México existem 27 as comunidades a serviço, enquanto que Cuba, EUA e Honduras somam trinta e três. Além disso, estão próximos à Universidade Pontifícia com uma grande participação, com grandes teólogos e professores também no campo da matemática. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas