Gaudium news > Padroeira de Belo Horizonte é reverenciada pelos devotos mineiros

Padroeira de Belo Horizonte é reverenciada pelos devotos mineiros

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 16-08-2018, Gaudium Press) Milhares de fiéis estiveram reunidos no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem na última quarta-feira, 15 de agosto, para homenagear a Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem.

Padroeira de Belo Horizonte é reverenciada pelos devotos mineiros

Durante a cerimônia, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em sua homilia, lembrou a origem e razão de Nossa Senhora da Boa Viagem ser a Padroeira da capital mineira:

“Este Santuário representa o marco zero da capital mineira, onde, antes de outras edificações, foi erguida uma pequena capela (…) que hoje é o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua”, afirmou o prelado.

A celebração em honra a Virgem da Boa Viagem teve início com os devotos marianos partido em Procissão Luminosa da Praça da Rodoviária, transladando a Imagem da Mãe Santíssima até o Santuário.

O público que chegava ao templo teve a oportunidade de, antes do início da missa, conhecer a imagem restaurada da Padroeira, que fora doada por Francisco Homem Del Rey no século XVIII.

A imagem representa Nossa Senhora da Boa Viagem, tradicional devoção dos navegantes portugueses.

Também foi reinaugurada a capela lateral da igreja, parte da obra de restauração do templo, prevista para ser encerrada no ano de 2022, quando o Santuário comemorará seus 100 anos.

“Em 1922, a igreja foi concluída para celebrar o centenário da Independência do Brasil e, assim, o processo de restauração prossegue para, em 2022, celebrar esse importante marco”, explicou Dom Walmor.

Ainda em sua homilia, o arcebispo comentou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, ressaltando que a população católica mineira precisa “levar a esperança a todos assim como fez Maria”, pois a atitude da Mãe do Filho de Deus deve ser exemplo para todos nós.

“Precisamos ser capazes de ajudar a fazer deste mundo um lugar melhor, sendo discípulos e discípulas de Cristo”, concluiu.

Já o Padre Marcelo Silva, pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, disse que “atrás das sete camadas de pintura, foi descoberto, durante a restauração, as cores originais da Capela: verde, amarelo e azul, em homenagem à bandeira brasileira”.

Ao final da missa, o Padre Marcelo agradeceu aos fiéis e lembrou que a primeira capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída há mais de 300 anos, é um marco importante da história de Belo Horizonte. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas