Gaudium news > Iniciado Primeiro Congresso Nacional do Clero, em Angola

Iniciado Primeiro Congresso Nacional do Clero, em Angola

Luanda – Angola (Quinta-feira, 16-08-2018, Gaudium Press) Logo na abertura do Primeiro Congresso Nacional do Clero, Dom Benedito Roberto, arcebispo de Malanje, em Angola, afirmou no evento promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), que “o sucesso vocacional do sacerdote depende, fundamentalmente, das orações dos fiéis, numa relação estabelecida na base do diálogo franco e aberto. “

Iniciado Primeiro Congresso Nacional do Clero, em Angola.jpg

Sacerdote, Homem de Deus, Junto do Povo

Dom Benedito que é o Presidente da Comissão Episcopal para o Clero, na CEAST, dirigia-se a sacerdotes representantes de todas as dioceses e arquidioceses que fazem parte do organismo episcopal, reunidos na Igreja Paroquial de São Paulo, em Luanda, para ressaltarem o compromisso de, juntos, caminharem com fé e oração neste congresso histórico, que por primeira vez é realizado e que terá como lema: “Sacerdote, Homem de Deus, Junto do Povo”.

As palavras de Dom Benedito foram proferidas durante a celebração da Missa que deu início a esse Primeiro Congresso Nacional do Clero que tem a previsão de prosseguir até o dia 19 de agosto de 2019, quando será encerrado.

Informam os organizadores do Congresso que ele tem como objetivo refletir sobre várias questões que preocupam o Sacerdote na Igreja angolana.

Foi por isso mesmo que o Arcebispo Malanje recordou aos sacerdotes presentes na Missa de abertura que só com a oração é possível evitar as tentações do mal.

Temática do Congresso

Dom Benedito enunciou também os temas que dominarão o Congresso da CEAST e, entre eles, destacou a relação do padre com o bispo diocesano, com os leigos na paróquia, com as congregações religiosas; a comunhão fraterna no sacerdócio, bem como a auto sustentabilidade do sacerdote da Igreja em Angola, o cuidado dos sacerdotes na doença e na idade avançada.

Os sacerdotes desta porção da África mostraram-se expectantes em relação ao Congresso e auguram sucessos nos trabalhos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas