Gaudium news > Tradicional diocese catarinense completa 20 anos de criação

Tradicional diocese catarinense completa 20 anos de criação

Criciúma – Santa Catarina (Quinta-feira, 16-08-2018, Gaudium Press) A Diocese de Criciúma completou nesta quarta-feira, 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora, o seu aniversário de 20 anos instalação.

Tradicional diocese catarinense completa 20 anos de criação

Criada em 27 de maio de 1998 pelo Papa João Paulo II, o bispado foi desmembrado da Diocese de Tubarão.

Em 15 de agosto daquele ano, a Diocese de Criciúma celebrou sua cerimônia de instalação, tendo Dom Paulo Antonio De Conto, hoje bispo emérito de Montenegro, no Rio Grande do Sul, como seu primeiro bispo.

Com São José como Padroeiro, compreende sete comarcas pastorais, que congregam 34 paróquias, dois santuários diocesanos e 538 comunidades.

Até hoje, o vigário geral diocesano, Padre Wilson Buss, recorda-se do momento do anúncio da criação do bispado catarinense:

“O anúncio da notícia, em 27 de maio, até a instalação, foi preenchido com muitas atividades, muita expectativa, porque não tínhamos nem casa para o bispo, nem cúria, nenhuma estrutura havia sido preparada para instalar a diocese. Tivemos que correr para que, neste dia, o bispo tivesse um local para iniciar sua moradia e um local para as atividades pastorais e tudo foi preparado para que no dia 15 pudéssemos iniciar”, contou o Padre Wilson.

Em meio a uma forte chuva, a organização teve que transferir o local da cerimônia, que aconteceria sob o átrio da então Catedral São José, para o Ginásio no Paço Municipal.

“À tarde, por uma coincidência muito bonita, o sol brilhou. Um sol maravilhoso, enganando toda a situação e marcando, realmente, esse dia, como o grande sol da esperança que o povo tinha na nova diocese que estava se instalando. Houve grande participação do povo de Deus: padres, leigos e leigas, religiosos e religiosas. Um momento festivo de muita empolgação, muita fé e muito entusiasmo marcou o início da caminhada da Diocese de Criciúma”, lembrou o sacerdote.

Para o vigário geral, o que realmente caracterizou aquele 15 de agosto de 1998 foi o entusiasmo e a vibração dos fiéis pela história que ali se iniciava. “E, por isso, logo pelo Plano de Pastoral, nós iniciamos, dizendo: ‘Nós, povo de Deus da Diocese de Criciúma, animados pela Santíssima Trindade, queremos evangelizar vivendo em comunidade’. É esse o espírito que realmente marcou o início da diocese. A vida em comunidade, a história da caminhada do povo de Deus que deve, realmente, ser o Espírito que deve perpassar, a partir do encontro com Jesus Cristo, a vida e a história da nossa Igreja, da nossa diocese”, acrescentou.

Por sua vez, o atual bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, destacou que “o grande objetivo de uma diocese, da Igreja, é evangelizar”, uma vez que “foi isso que Jesus pediu, antes de subir ao céu: ‘Ide e evangelizai, batizai e anunciai o Reino de Deus'”.

“Essa é a grande missão da Igreja: evangelizar. Durante 20 anos, esse foi o objetivo e continuará sendo, para o futuro, sempre! Para uma Igreja, só tem sentido existir se for para evangelizar, levar a Boa Nova às pessoas que são filhos e filhas de Deus, herdeiros da vida eterna”, ressaltou o prelado, que está à frente da diocese desde 13 de novembro de 2009. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Criciúma

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas