Gaudium news > Atualizado documento sobre orientações da celebração da Palavra de Deus

Atualizado documento sobre orientações da celebração da Palavra de Deus

Brasília (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) Instituída para refletir sobre as orientações da celebração da Palavra de Deus, uma comissão da CNBB reuniu-se entre 16 e 17 de agosto passado, na sede provisória da entidade, em Brasília.

Atualizado documento sobre orientações da celebração da Palavra de Deus

O grupo, composto por membros que estudavam a temática dos “Ministérios” e refletiam a questão da “Celebração da Palavra”, discutiu uma proposta de texto para um documento atualizado.

O atual presidente da comissão, Dom Geraldo Lyrio Rocha, defendeu a necessidade dessa mudança em vista da integração de dois temas. “Essa decisão foi tomada durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em 2017. Lá o episcopado achou por bem integrar os dois grupos e transformá-lo em um só, resultando na formação de uma única Comissão”, comentou.

A atualização das orientações para a celebração da Palavra teve inspiração no Documento 52 da CNBB, aprovado durante a 32ª Assembleia Geral da Conferência, em 1994.

No documento, a cerimônia da Palavra é definida como um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela Igreja.

Conforme Dom Lyrio Rocha, o texto atual busca integrar a reflexão sobre os ministérios pensando especialmente nas comunidades que não contam com a presença frequente de ministros ordenados.

“O nosso trabalho vai enriquecer ainda mais a Celebração da Palavra de Deus bem como reforçar essa perspectiva de ministério da palavra confiado a cristãos leigos e leigas”, declarou.

Com o Documento atualizado, a nova proposta é que o Conselho Permanente da CNBB avalie-o e conceda o aval para que seja publicado em breve. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas