Gaudium news > Lançado em Curitiba instituto para a formação de vocações adultas

Lançado em Curitiba instituto para a formação de vocações adultas

Curitiba – Paraná (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) Um instituto destinado à formação de homens entre 28 e 48 anos para o diaconato permanente e o presbitério. Este é o mais novo projeto da Arquidiocese de Curitiba.

Lançado em Curitiba instituto para a formação de vocações adultas

Com o propósito de oferecer um modelo de formação com acompanhamento personalizado e sem a necessidade de residência no seminário, o Instituto Discípulos de Emaús (IDE) surgiu em vista do elevado número de pessoas mais velhas que procuram a Pastoral Vocacional buscando uma orientação para o seu discernimento.

O Padre Roberto Nentwig, reitor do Instituto Discípulos de Emaús, explicou que “no processo tradicional, este candidato desanima, porque vai se formar com pessoas bem mais jovens que ele. Nós queremos tentar novas propostas de formação presbiteral para a Igreja”.

Pretendendo iniciar suas atividades em 2019, o Instituto vai propor quatro anos de formação para o diaconato permanente e seis para o presbitério, sendo dois deles com residência em uma paróquia.

Ao longo dos quatro anos da formação diaconal permanente, os candidatos participarão de, aproximadamente, 20 finais de semana no Instituto ao ano. Ao mesmo tempo, também deverão realizar a sua formação teológica e filosófica fora do instituto, podendo fazer cursos à distância (EAD), sem a necessidade de uma formação presencial.

O IDE será uma reformulação da antiga Escola Diaconal São Filipe, aproveitando-se de sua estrutura, e funcionará nas dependências do Seminário Filosófico Bom Pastor, no Prédio do Seminário São José.

“A Igreja precisa cuidar também dessas vocações maduras, essas vocações que alguns chamam de ‘operários da última hora’. Eles também são operários da messe do Senhor”, destacou o Padre Fabiano Dias Pinto, assessor do Instituto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas