Gaudium news > Inundações em Kerala: Igreja Católica lidera ação de socorro e ajuda

Inundações em Kerala: Igreja Católica lidera ação de socorro e ajuda

Kerala – Índia (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) Kerala, no sul da India é famosa por suas belas e alvas praias e pelas plantações de chá que cobrem seu território.
A cada ano Kerala é atravessada pelas monções. Neste ano, porém, foram as chuvas que vieram particularmente violentas trazendo inundaç.

Chuvas, inundações e catástrofe

Sobe a mais de 90 o número de vítimas fatais causadas pelas inundações que últimas horas assolou o Estado de Kerala. E o perigo de novas chuvas torrenciais já se desloca para outras áreas do país.

Por volta de 60.000 pessoas flageladas encontraram abrigo em acampamentos temporários. A Marinha e o Exército, entretanto, continuam as operações de busca de vítimas.

Sentimentos da Igreja pela catástrofe

A Conferência Episcopal Católica da Índia (CBCI) expressou sua profunda dor em uma declaração divulgada a propósito da “perda de vidas humanas e pelos danos às culturas, casas, animais e bens” causados por estas “inundações sem precedentes”, uma ” enorme catástrofe natural”.

Os bispos Católicos exprimem também seu desejo de “proximidade” para com as famílias das vítimas, os feridos e para com aqueles que sofrem. Os bispos saúdam o “trabalho rápido e efetivo de socorro realizado pelas autoridades governamentais locais e estaduais”.

Os bispos expressam um agradecimento especial às autoridades pela exemplaridade com que manifestaram “solidariedade e ajuda”.

Primeira linha de esforços, solidariedade e auxílio

Na primeira linha dos esforços de socorro, prestação de serviços e consolo está a Igreja que abriu em várias dioceses, escolas eclesiásticas, paróquias e outros edifícios, para acolher pessoas desabrigadas lém de iniciar a distribuição de alimentos, roupas e outros materiais de socorro para enfrentar a dramática situação de saúde ~resultante das catástrofes.

Também as Instituições salesianas em Kerala central foram atingidas pelas inundações o que os deixou impossibilitados de praticar qualquer tipo de ajuda: “Não somos capazes de fazer nada por causa da chuva incessante”, afirmaram porta-vozes da congregação salesiano na Índia. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas