Gaudium news > Cardeal Saraiva adverte que a má tristeza não é cristã

Cardeal Saraiva adverte que a má tristeza não é cristã

Portugal – Lisboa (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) Durante o lançamento de sua biografia, o Cardeal José Saraiva Martins afirmou que a má tristeza não é cristã. “Se acredito no Evangelho não posso ser triste, se acredito na ressurreição sei que não vou ficar no sepulcro, subirei ao céu. É a Igreja da ressurreição, não da morte”, explicou.

Cardeal Saraiva adverte que a má tristeza não é cristã.jpg

Segundo o purpurado, “um cristão não pode deixar de ser alegre, otimista, e ter uma concepção positiva da vida, afinal a tristeza não é cristã e um cristão têm motivos para não ser triste”.

De acordo com diretor-geral da PAULUS Editora, o Cardeal português sempre esteve presente na Igreja e sociedade portuguesas, mesmo vivendo há muitos anos em Roma. Por conta disso, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, anunciou que será atribuída a Medalha de Honra do município ao purpurado lhe outorgando o título de cidadão honorário da Guarda.

O Cardeal José Saraiva Martins nasceu no dia 06 de janeiro de 1932 em Gagos do Jarmelo (Guarda), e desde criança ia todos os domingos à Missa. Reside em Roma desde os 17 anos de idade, onde se doutorou em Teologia pela Universidade de São Tomás, e em Filosofia pela Universidade Pontifícia Urbaniana, sendo ordenado sacerdote no dia 16 de março de 1957, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).

Entre os anos 1977 a 1983, Dom José Saraiva Martins foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988. No dia 26 de maio de 1988, o Cardeal português foi nomeado Arcebispo titular e secretário da Congregação para a Educação Católica, pelo Papa São João Paulo II.

Dez anos depois foi nomeado prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no dia 30 de maio de 1998 e foi criado Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, com o título de Cardeal-diácono de Nostra Signora del Sacro Cuore.

O purpurado resignou no dia 09 de julho de 2008, e, no ano seguinte, o Papa Bento XVI o nomeou Cardeal-Bispo da Igreja Católica, com o título de Cardeal-Bispo de Palestrina, no dia 24 de fevereiro de 2009. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas