Gaudium news > Concluído restauro na tradicional Capela da Glória, em Curitiba (PR)

Concluído restauro na tradicional Capela da Glória, em Curitiba (PR)

Curitiba – Paraná (Segunda-feira, 20-08-2018, Gaudium Press) Prestes a reabrir suas portas após seis anos fechadas, a capela que originou o nome do bairro Alto da Glória esteve em reforma desde agosto de 2017.

Concluído restauro na tradicional Capela da Glória, em Curitiba (PR)

Agora, depois da restauração viabilizada por um convênio assinado pela Prefeitura de Curitiba com a Arquidiocese de Curitiba, o local foi entregue à população na noite do último dia 15 de agosto, durante cerimônia que teve a presença do prefeito, Rafael Greca, e a benção do Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. Também houve um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba.

“A capela é uma joia da arquitetura curitibana. Conta com obras de arte que marcaram períodos diferentes da nossa cidade”, comentou o prefeito, ao ressaltar a importância histórica da capela. “As igrejas do século XIX precisam permanecer, nós precisamos preservar a memória dos que, antes de nós, mantiveram viva a nossa fé”.

Em estilo neoclássico, o templo foi erguido em 1885 por Maria Dolores de Leão em honra de Nossa Senhora da Glória e nas intenções do marido morto, o comendador Francisco Fasce Fontana.

Em 1960, a capela passou a abrigar as Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com capacidade para apenas 200 pessoas, as celebrações foram transferidas para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no final daquela década.

Mais tarde, o espaço foi doado pela família Leão para a Arquidiocese em 2000 e hoje integra o patrimônio histórico de Curitiba.

“Há uma bela história aqui e vejo que a comunidade tem um afeto muito grande (por este lugar). O restauro resgata a história, e nós temos sempre que olhar para o nosso passado para podermos saber interpretar e ter esperança para o futuro”, disse Dom Peruzzo, ao se recordar que, quando chegou a Curitiba, a capela já estava fechada, mas que ouvia comentários de como o local necessitava de restauros.

A reforma da Capela da Glória incluiu aspectos técnicos, artísticos e também de acessibilidade. A previsão de inauguração, de fato, é para outubro deste ano.

Conforme o Padre José Aparecido Pinto, ecônomo da arquidiocese, ainda falta instalar o altar e realizar outros ajustes. Assim que finalizados esses procedimentos, serão divulgados os horários de missas e aberta a agenda para batizados e casamentos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas