Gaudium news > Bispos mexicanos escrevem mensagem por ocasião da volta às aulas escolares

Bispos mexicanos escrevem mensagem por ocasião da volta às aulas escolares

México – Cidade do México (Segunda-feira, 20-08-2018, Gaudium Press) Por ocasião da volta às aulas, os Bispos do México escreveram uma mensagem na qual incentivam para que se trabalhe por “uma educação verdadeiramente humana e criativa”.

Publicada no site da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), a mensagem é assinada pelo Cardeal Alberto Suárez Inda, Arcebispo Emérito de Morelia e Responsável da Dimensão de Pastoral Educativa.

O purpurado ressalta que acompanhar as crianças, adolescentes e jovens é uma exigência que requer o máximo cuidado e atenção pessoal, pois “eles são a razão de ser do Sistema Escolar Nacional que une esforços públicos e privados, urbanos e rurais, de educação geral e especial, em todos os níveis e modalidades”.

O início das aulas “abre um tempo de esforço e generosidade diante das oportunidades e desafios que nos impõem a mudança de época que estamos vivendo, que exigem que continuemos todo esforço positivo que até a data se tenha conquistado e também criar novas condições de diálogo, encontro e consenso entre todos os atores da educação, no dia a dia dos esforços que estamos chamados a realizar”.

A prioridade atual é educar a cada aluno para que “seja capaz de chegar a ser construtor de paz, promotor de um desenvolvimento humano integral e para que possa ser uma pessoa plena, integral e feliz”.

O Cardeal assegurou que “os professores, junto com os diretores, tem a missão de confiar que a disciplina, oferecida com afeto e razão, é o meio mais efetivo para conquistar a aprendizagem e realização plena das novas tecnologias”, disse.

O Responsável da Dimensão de Pastoral Educativa da CEM recordou ainda que “os pais de família são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. Isto implica não apenas levá-los à escola, mas que cada lar seja um espaço de transmissão e vivência dos valores mais profundamente humanos, como o respeito, a generosidade, a busca da verdade e o exercício do amor”.

Concluindo sua mensagem, o purpurado ressaltou que os centros educativos católicos devem ser “especialmente generosos, compreendendo que os tempos difíceis no exigem viver a Fé, esperança e caridade com maior radicalidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas